uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Os principais acontecimentos do ano: DESPORTO

MARÇO

Vitória de Santarém vence três Taças do Ribatejo num fim-de-semana

As equipas de juvenis e juniores masculinos e de seniores femininos do Vitória de Santarém venceram a Taça do Ribatejo nos seus escalões. Essas equipas já tinham conquistado os respectivos campeonatos distritais. Os juvenis golearam o Futalmeirim por 14-1 e a equipa de juniores venceu 4-2 o AD Mação. A equipa feminina venceu a equipa do Futalmeirim por 4-1.

ABRIL

Coruchense campeão distrital

O Coruchense sagrou-se campeão distrital de Santarém no domingo, 2 de Abril, depois de vencer por 1-0 em Almeirim o União local. O título foi alcançado a duas jornadas do fim do campeonato e a equipa de Coruche ascendeu ao Campeonato Nacional de Seniores.

Atleta da Euterpe Alhandrense campeã europeia de karaté

Inês Salgueiro, atleta de 18 anos que representa a Sociedade Euterpe Alhandrense, sagrou-se no dia 1 de Abril campeã europeia na modalidade de kata individual - juniores Sub 21, na JKA European Cup, competição que se realizou em Sittard, na Holanda.

MAIO

Como peixes na água

Diogo tem 17 anos, Rita tem 15 e Rodrigo tem 10. Vivem na Póvoa de Santa Iria, são irmãos e atletas federados de natação e de natação adaptada no caso de Diogo, que tem Síndrome de Down. Uma deficiência que não o impede de competir ao mais alto nível, pois apurou-se para representar Portugal no Campeonato da Europa de Natação em Paris. No meio das rotinas exigentes dos dias repartidos entre treinos e aulas, juntaram-se com a mãe, Maria, e com o treinador de Diogo, Carlos Matos, para explicarem a O MIRANTE a paixão que os move.

Associação Desportiva de Mação vence Taça do Ribatejo

Houve taça no Entroncamento, com o campeão distrital Coruchense a ser derrotado na final, após desempate através de pontapés da marca de grande penalidade, pela Associação Desportiva de Mação, que fez a festa.

JUNHO

AREPA levou as taças todas de andebol feminino

A AREPA (Associação Recreativa do Porto Alto) foi a grande triunfadora das finais das taças de andebol feminino promovidas pela Associação de Andebol de Santarém. O clube do concelho de Benavente venceu as finais dos três escalões, disputadas em Salvaterra de Magos: em infantis bateu a Associação 20 Kms de Almeirim por 23-13; em iniciados venceu o CA Salvaterra de Magos por 39-14; e em juvenis ganhou à Associação 20 Kms de Almeirim por 15-10.

Ginasta de Torres Novas campeão nacional de cavalo com arções

O ginasta da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (Torres Novas), Joel Catarino, sagrou-se campeão nacional de cavalo com arções nas superfinais organizadas pela Federação de Ginástica de Portugal onde estiveram presentes os melhores atletas de todas as disciplinas da ginástica. Nas provas que decorreram em Guimarães, o jovem ginasta foi ainda vice-campeão nacional de solo e saltos, terceiro classificado em paralelas e ficou em 4º lugar nas argolas e 5º na barra-fixa.

Seiça sagra-se campeão mundial de futebol amador

O Grupo Desportivo e Cultural de Seiça, no concelho de Ourém, sagrou-se campeão mundial de futebol amador ao vencer o torneio da modalidade nos World Sports Games que decorreu em Riga, Letónia. O Seiça nem teve necessidade de jogar a final para conquistar o título uma vez que os israelitas do Hapoel Hasmal Darom não compareceram no local do jogo à hora agendada. As versões foram díspares: fonte da organização alegou que o clube forçou a falta de comparência por motivos religiosos, embora subsistam rumores que dão conta de um erro na comunicação sobre a hora da final.

Clube de Trampolins de Salvaterra com três campeãs nacionais

Três atletas do Clube de Trampolins de Salvaterra de Magos sagraram-se campeãs nas Super-Finais do Campeonato Nacional de Trampolins realizado no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Os títulos foram alcançados por Francisca Santos (no escalão de iniciados), Carolina Vazem (juvenis) e Carolina Silva (juniores), todas na categoria de trampolim individual.

AGOSTO

Inês Henriques vence 50km marcha nos mundiais de atletismo

A marchadora de Rio Maior Inês Henriques conquistou a medalha de ouro nos 50 km marcha, na estreia dessa prova nos Mundiais de Atletismo, batendo o recorde mundial que já lhe pertencia. Para a atleta, de 37 anos, a medalha de ouro conquistada no domingo, 13 de Agosto, e o recorde mundial nos 50 km marcha é um feito “extraordinário”, mas alcançado com dificuldade.

SETEMBRO

Criação da SAD é a bóia de salvação para o Sport Lisboa e Cartaxo

Mais de duas dezenas de associados aprovaram, por unanimidade, em assembleia-geral a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sport Lisboa e Cartaxo (SLC). As dificuldades do clube, que colocavam em causa a continuidade da equipa de seniores de futebol, foi o principal motivo para que se avançasse com a decisão. Os investidores, estrangeiros, ficaram responsáveis pelas equipas de seniores e de juniores enquanto as equipas de formação vão ser dirigidas pelo SLC.

Jovens ribatejanos entre a elite mundial do ski náutico

Francisco Rodrigues, de 24 anos, e Marta Simões, de 21, marcaram presença no Campeonato do Mundo Open de Ski Náutico que se realizou em Paris. Através da Internet conseguiram os apoios financeiros indispensáveis para participar na prova.

OUTUBRO

Abrantes tem o melhor campo de basebol do país mas não tem equipas nem público

Torneio de âmbito nacional não contou com equipas da região e passou um pouco ao lado da cidade. O desporto, muito popular nos Estados Unidos da América, ainda não caiu nas boas graças dos ribatejanos.
O MIRANTE foi assistir a alguns jogos e juntou-se aos poucos mais de trinta espectadores numa bancada junto ao “melhor campo do país e talvez um dos melhores da Europa”, dizem os entendidos.

Marta Carvalho na selecção nacional de esqui alpino

A esquiadora ribatejana Marta Carvalho, campeã nacional de slalom e slalom gigante na categoria U12, foi convocada para integrar a selecção nacional de esqui alpino no escalão U14 (menos de 14 anos). A jovem participou no primeiro estágio de preparação pré-competitiva da selecção nacional que decorreu em Espanha.

DEZEMBRO

Ultramaratonista João Paulo Félix deu a volta ao Ribatejo em três dias

Muitas vezes sozinho e nalguns momentos acompanhado, o atleta de Salvaterra de Magos João Paulo Félix cumpriu o objectivo de percorrer o Ribatejo em menos de 72 horas. Uma prova de esforço com 328 km ao alcance de muito poucos. Só os concelhos de Coruche e Mação ficaram de fora.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques