uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O fim-de-semana de Páscoa é sinónimo de festa em Constância
O presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira durante a apresentação do programa das festas do concelho

O fim-de-semana de Páscoa é sinónimo de festa em Constância

Matias Damásio e Cuca Roseta são nomes sonantes do cartaz musical. As ruas floridas, o artesanato, a gastronomia e actividades culturais e desportivas completam um programa que alia o sagrado com o profano.

As Festas do Concelho de Constância, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, vão ter este ano como grandes atracções do cartaz musical os cantores Matias Damásio e Cuca Roseta. O programa desenrola-se de sábado, 31 de Março, a segunda-feira, 2 de Abril, durante o fim-de-semana da Páscoa.
O presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira (PS), referiu que o orçamento da festa para este ano está entre os 100 mil e os 120 mil euros, valor que considerou mais baixo do que em anos anteriores. O autarca sublinhou que isso se deve à forma diferente de contratação e de imputação de despesas adoptado pelo actual executivo. “Rompemos com alguns fornecedores já antigos e procurámos soluções alternativas, que nos permitiram poupar algum dinheiro”, explicou.
Sérgio Oliveira considera que as festas são um investimento mas há a preocupação de “fazer festas boas e baratas”. O autarca diz que a comunidade do concelho foi toda envolvida na organização e acredita que a criatividade da população vai fazer a diferença nesta edição das festas.
O cantor Matias Damásio actua na primeira noite das festas, 31 de Março. A noite seguinte, 1 de Abril, vai contar com a actuação dos The Remember. A fadista Cuca Roseta tem espectáculo marcado para a última noite da festa, 2 de Abril, segunda-feira, feriado municipal.
Está também previsto um espectáculo com Tina Jofre, fadista local já com uma longa carreira, e que o presidente da câmara entende ser um ponto alto das festas, porque a artista é uma filha da terra muito acarinhada.
À semelhança dos anos anteriores, vai haver uma tarde de folclore no domingo, o Grande Prémio da Páscoa em atletismo na manhã de sábado, bem como os também habituais Espaço Jovem, tasquinhas, Mostra Nacional de Artesanato e de Doçaria, tudo num cenário de ruas floridas pelas mãos da população e comunidade escolar, a quem o presidente da câmara agradece o empenhamento.
O programa contempla ainda animação de rua (música, teatro e actividades desportivas), uma exposição sobre a Grande Guerra na antiga cadeia e a habitual procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem com a bênção dos barcos e das viaturas na tarde de segunda-feira.
O presidente da câmara destacou que a questão da poluição no rio Tejo não deverá ter influência negativa nas festas e manifestou a esperança de que nessa altura o problema já esteja resolvido ou pelo menos minimizado. Acrescentou que o número de embarcações presentes para a tradicional bênção deve ser semelhante ao dos anos anteriores.
O presidente lembrou ainda que um miniautocarro vai estar disponível todos os dias da festa para transportar as pessoas para o centro histórico da vila. O primeiro-ministro António Costa foi convidado para presidir à inauguração das festas.

O fim-de-semana de Páscoa é sinónimo de festa em Constância

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido