uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João de Matos Filipe e a história dos noventa anos da freguesia de Ortiga
João de Matos Filipe

João de Matos Filipe e a história dos noventa anos da freguesia de Ortiga

Investigador com origens nessa localidade ribeirinha destacou a união da comunidade para concretizar projectos.

Os noventa anos da criação da freguesia de Ortiga, no concelho de Mação, foi o mote para a iniciativa “ À Conversa com ...” João de Matos Filipe, historiador natural de Ortiga, na noite de 23 de Março, no Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação. O investigador fez um resumo histórico da sua terra, que começou com um conjunto de casais dispersos no início do século XX e tornou-se na freguesia que se formou e que hoje se conhece.
João de Matos Filipe destacou o esforço da população de Ortiga para conseguir que a povoação fosse elevada a freguesia e sublinhou a capacidade de organização e o associativismo para concretizar projectos necessários para a comunidade. A construção do cemitério, da escola primária para meninas e tantos outros equipamentos resultaram, segundo o orador, da capacidade agregadora de alguns líderes, e da união da população de Ortiga. Uma característica “que ainda hoje é imagem de marca da freguesia de Ortiga”, frisou João Filipe.
O historiador nasceu em Ortiga em 1947, no dia de Natal. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e sempre esteve ligado à investigação, inicialmente colaborando em equipas de trabalho e mais tarde assumindo esse tipo de actividades como investigador independente. É autor do livro “Cultura e Artes da Pesca Tradicional no Rio Tejo – em Ortiga – Mação”, com a chancela da editora O MIRANTE.
“À conversa com…” tem mais uma edição no dia 27 de Abril, tendo como convidado Miguel Matias que vai falar sobre o tema “Direito Penal e Defesa dos Direitos Fundamentais”. Esta iniciativa acontece habitualmente na última sexta-feira de cada mês, às 21h00, no Auditório de Centro Cultural Elvino Pereira, com personalidades e temas de interesse para as gentes e concelho de Mação.

João de Matos Filipe e a história dos noventa anos da freguesia de Ortiga

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido