uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Enguia vai estar à mesa em Março nos restaurantes de Salvaterra de Magos
Hélder Esménio e Ceia da Silva marcaram presença na apresentação do certame

Enguia vai estar à mesa em Março nos restaurantes de Salvaterra de Magos

Para além da gastronomia decorre ainda a terceira edição da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais.

De 28 de Fevereiro a 31 de Março a enguia volta a ser o prato forte no concelho de Salvaterra de Magos com a realização de mais uma edição do Mês da Enguia. Enguias fritas com arroz de feijão, ensopado de enguias, caldeirada de enguias ou enguias grelhadas são algumas das várias formas de cozinhar o petisco que vão constar nas ementas dos 20 restaurantes que aderiram à iniciativa.
Para além da gastronomia, decorre ainda a terceira edição da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais que conta novamente com uma centena de expositores. O certame tem lugar no Pavilhão Inatel em Salvaterra de Magos, que será também palco da animação musical com destaque para os espectáculos de Artur Agostinho e os Terra Minhota, no dia 29 de Fevereiro, Mónica Sintra, a 7 de Março, os Filhos da Nação, no dia 14 e a dupla Lucas e Matheus, no dia 28 de Março. O stand-up comedy de Francisco Menezes sobe a palco no dia 21. Durante o mês actuam ainda os dez ranchos folclóricos do concelho, bandas filarmónicas e marchas populares.
O certame envolve também passeios a cavalo e de barco, quatro exposições (Salvaterra a Preto e Branco, Ana Batista: 20 anos de Alternativa, Profissões D’Antigamente… O Ferreiro e a Peixeira), o 12º Festidance, a 12ª edição do Festival das Sopas e Pão Caseiro (Marinhais) a 20ª edição dos 12 km de Salvaterra e 2ª Mini-Prova Professor António Lopes. Estão ainda garantidas várias demonstrações de colectividades locais e acções culturais e desportivas.
“O Mês da Enguia já se estendeu para além do território do concelho e da região, superando em cada ano que vai passando o número de visitantes”, destacou o presidente do município, Hélder Esménio (PS) durante a apresentação do certame no edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.
Para o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, o Mês da Enguia é mais do que um evento, é um investimento para o concelho, dizendo que subscreve por completo os eventos associados aos produtos endógenos. “Uma feira medieval é igual em Caminha ou em Vila Real de Santo António, mas o Mês da Enguia só existe em Salvaterra de Magos”, sublinhou.
O chefe de cozinha e responsável técnico pelo certame é este ano Noélia Costa, que destacou a inovação e evolução que os restaurantes locais têm colocado nos seus pratos e naqueles que apresentam ao longo do evento.

Marta Firmino adianta que petiscos vão ser certificados este ano

Petiscos que têm dado nas vistas no Mês da Enguia

Os pastéis de massa tenra e os rissóis de enguia são inovações do certame gastronómico de Salvaterra de Magos.

Se antigamente as enguias fritas ou o ensopado de enguias eram as iguarias mais consumidas durante o Mês da Enguia, em Salvaterra de Magos, agora as inovações à base desse peixe, como pastéis de massa tenra e rissóis, têm sido a sensação nos restaurantes aderentes, saindo a todo o momento.
O MIRANTE encontrou dois pitéus que, apesar de terem sido novidade o ano passado, continuam a dar nas vistas em mais uma edição do certame: os pastéis de massa tenra e os rissóis de enguias. A gerente do restaurante Quinta do Parque Real, Marta Firmino, conta que existe um segredo que lhe dá um sabor especial. E o facto de ser feito com enguias torna-o diferente e com muita procura. É por isso que o objectivo deste ano do restaurante é certificar o petisco.
Apesar de não revelar o segredo da receita, Marta Firmino dá algumas dicas para quem queira experimentar em casa. Primeiro, enumera, faz-se a massa tenra. Depois confecciona-se um refogado com enguias, juntamente com coentros, salsa e um bocadinho de hortelã. No final, montam-se os pastéis e os rissóis, colocando o preparado como recheio.
A gerente diz que o petisco apareceu no ano passado, por acaso, pela vontade que o restaurante tinha de inovar. “Infelizmente este ano não conseguimos preparar nenhuma novidade por falta de tempo, mas em 2021 vai ser criado um novo prato que inclui enguias”, adianta Marta Firmino, referindo que só falta ultimar os últimos ingredientes e o nome que será dado ao petisco.

Enguia vai estar à mesa em Março nos restaurantes de Salvaterra de Magos

Mais Notícias

    A carregar...