TorresNature levou alimentos e terapias alternativas a Torres Novas
Evento para toda a família contou com expositores em áreas como o bem-estar, alimentação saudável ou cosmética natural, além de actividades e workshops.
Liliana Pereira e Cláudia Marques, de Ourém, iniciaram o projecto online “Made in Nature” há menos de um ano e quiseram marcar presença na TorresNature para mostrar fisicamente ao público os produtos que normalmente vendem pela Internet. Champô seco, fraldas ecológicas, palhinhas e escovas de dentes de bambu ou lancheiras feitas à base de trigo são alguns deles. Formadas em Marketing, referem que o principal objectivo é dar a conhecer a loja onde vendem, sempre que possível, produtos oriundos da sua área de residência.
A ocupar o lugar praticamente em frente está Ana Rodrigues. Veio de Setúbal e representa a Fidu, uma marca recente que comercializa preparados em pó para bolos sem glúten, sem lactose e sem a maioria dos alergénios mais utilizados. São receitas alternativas que reproduzem sabores tradicionais como o bolo de cacau ou de canela. Uma ideia que surgiu porque o filho de Ana é alérgico ao ovo.
Um motivo semelhante, a doença celíaca da filha de Cindy Guerreiro, foi o incentivo para que procurasse soluções de alimentação alternativas. Junto com José Saramago representam a BioNutrisaramago – Complementos e Suplementos Alimentares. Uma actividade que complementa os seus trabalhos do dia-a-dia. Cindy vive no Entroncamento, onde é barbeira, e José trabalha como administrativo na Câmara de Mação, concelho onde reside e onde cultiva parte das ervas aromáticas que comercializa.
Ana Pereira veio à feira dar a conhecer o produto que cultiva com o marido numa quinta na Madalena, Tomar. A spirulina é ali reproduzida em tanques, num processo artesanal, e está pronta para a colheita entre Abril e Outubro. Considerada pela Organização Mundial de Saúde como um dos melhores alimentos para a humanidade, esta microalga é comercializada tanto na loja online como em feiras e em mercearias biológicas da região.
A marca “Santa Clara de Assis”, criada por Catarina Burnay, de Montalvo, Constância, também esteve representada na feira alternativa. Apesar de esperar mais afluência, Catarina destaca como pontos positivos o contacto com expositores de todo o país e a possibilidade de ter pessoas a aprender consigo como fazer compotas, como aconteceu no workshop que conduziu no sábado. A sua marca foi criada em 2017 e teve por base uma receita de doce de maçã com toranja e canela, oferecida pelas irmãs clarissas de Montalvo, do Mosteiro da Nossa Senhora da Boa Esperança.
Esta foi a segunda edição da Feira Alternativa “TorresNature” que começou em 2019. O evento organizado pela iHappEn Eventos & Gestão ocupou o renovado Mercado do Peixe, em Torres Novas, nos dias 22 e 23 de Fevereiro e contou com cerca de duas dezenas de expositores em áreas como o bem-estar, alimentação saudável, merchandising étnico, terapias alternativas e holísticas ou cosmética natural além de actividades como workshops, palestras e aulas.