Edição de 2003.02.27
Política
Eu tenho dois amores
Muitas dúvidas sobre qual é a melhor opção para o progresso do concelho, foram as principais conclusões do debate “Ourém que futuro?”. A iniciativa, que decorreu sábado à tarde no auditório do centro de negócios, teve como objectivo sentir a sensibilidade da população sobre se é mais vantajoso o concelho de Ourém integrar a área metropolitana de Leiria ou a comunidade urbana do Médio Tejo (inclui Tomar, Torres Novas e Abrantes). O concelho está numa encruzilhada, dividido entre as razões históricas que o ligam ao distrito de Santarém e as afinidades que tem com Leiria.
Política | 26-02-2003
“Guerra” na Meia-Via baixa de nível
A indefinição sobre a queda da Junta de Freguesia da Meia-Via mantém-se, depois de o governador civil não ter aceite, por não ser legal, a demissão em bloco das duas listas independentes que controlam a assembleia de freguesia. De acordo com a legislação em vigor, as renúncias dos membros da assembleia têm de ser apresentadas de forma individual. Mas até terça-feira, data de fecho desta edição, ainda nenhuma tinha dado entrada no Governo Civil. Enquanto isso, as posições extremam-se ainda mais e o teor dos comunicados azeda.
Política | 26-02-2003
O Pombalinho na Golegã
O deputado do CDS/PP eleito pelo círculo de Santarém entregou no dia 13 de Fevereiro um projecto de lei na Assembleia da República que defende a integração da freguesia do Pombalinho (Santarém) no concelho da Golegã. Herculano Gonçalves pretende com essa iniciativa legislativa contribuir para a resolução de um problema pendente há anos e objecto de querelas regulares entre os municípios de Santarém e da Golegã: a definição dos limites dos dois concelhos no lugar de Casal Centeio. No preâmbulo da proposta, o parlamentar entende que “o legislador deve intervir” nessa matéria, “estabelecendo os precisos limites da freguesia do Pombalinho no concelho de Santarém indo ao encontro da vontade manifestada pelos orgãos representativos do poder local”. E acrescenta: “o legislador deve atender a essas necessidades e desafectar a freguesia do Pombalinho do concelho de Santarém e passar a incluí-la no concelho da Golegã”.
Política | 26-02-2003
Doze anos chegam para mostrar obra
O PSD quer limitar a doze anos o exercício do cargo de presidente de câmara. A medida é bem aceite pelos autarcas do distrito de Santarém que consideram aquele período suficiente para mostrar serviço. Mas alguns acham que deve ser dado idêntico tratamento a deputados e titulares de outros cargos políticos.
Política | 26-02-2003

Novo executivo quer Coruche a mexer
O presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes, tem na manga 11 projectos para lançar e concluir no actual mandato. Entre eles destacam-se a construção de um novo quartel para os bombeiros municipais e uma nova biblioteca. O autarca pretende ainda construir um terminal rodoviário na periferia da vila e remodelar o edifício dos paços do concelho. As ideias foram apresentadas durante uma visita às obras no concelho, na quinta-feira, dia 20.
Política | 26-02-2003


Caído em desgraça
Sem qualquer explicação, o presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas (PS), retirou ao vereador do seu partido, Augusto Parreira, os pelouros que lhe tinha confiado, pondo fim à sua situação de vereador a tempo inteiro. O visado pela medida não aceitou bem a decisão e acusou o líder da autarquia de não ser homem de palavra e de ter dupla personalidade. Os dois vereadores da oposição solidarizaram-se com o socialista caído em desgraça.
Política | 26-02-2003
