Edição de 2003.05.22
Economia
Pagar contas é mais fácil
Economia | 21-05-2003
Prego a fundo e fé em Deus
A Lactogal nasceu da fusão de três grandes cooperativas do sector. Casimiro de Almeida, o homem que está por trás de uma grande parte do sucesso desta empresa líder do sector, explicou aos alunos da ESGS como no principio foi preciso confiar nas potencialidades do mercado; meter prego a fundo e confiar em Deus.
Economia | 21-05-2003
Challenger Nersant “Em Busca da Palha”
São cerca de duzentos os participantes, distribuídos por quarenta e uma equipas, que vão competir no VIII Challenger Nersant que este ano parte “Em Busca da Palha” no concelho de Abrantes, de 30 de Maio a 1 de Junho.
Economia | 21-05-2003
Um supermercado para imigrantes de Leste
Salmão, cavala e arenque fumado, ovas de bacalhau, conservas de tomate e pepino, trigo sarraceno e sumos com sabor a ervas aromáticas são alguns dos produtos comercializados no supermercado “Leve”, no Cartaxo, criado especialmente para os imigrantes da Europa de leste.
Economia | 21-05-2003
“Phasing out” ou “phasing in”?
No âmbito das Segundas Conferências Empresariais, organizadas pela Nersant, os empresários presentes em Torres Novas ficaram a saber que a política regional está actualmente em grande discussão no seio da UE, particularmente a questão dos apoios financeiros e a problemática do phasing out. E ao que alguns discursos deixaram transparecer, parece que afinal a região está numa fase transitória não para a saída dos fundos comunitários mas sim para a vinda do IV Quadro Comunitário de Apoio (QCA). Parece confuso mas é fácil de explicar.
Economia | 21-05-2003
A evolução do distrito em números
A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) vai brevemente publicar em livro um inquérito que efectuou junto do tecido empresarial regional e que dá conta da evolução económica do distrito no período de 1994 a 2001. Mas na sexta-feira, durante as Segundas Conferências Empresariais, foi levantado já um pouco do véu sobre o estudo.
Economia | 21-05-2003
O difícil é melhorar em tempo de “vacas magras”
Durante dois dias a economia regional foi tema de todas as conversas em Torres Novas. Nos dias 16 e 17 centenas de empresários da região reuniram-se no auditório da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) para debater o futuro empresarial da região. Ouviram o diagnóstico das maleitas de que padece a região e conselhos sobre o comportamento que deverão assumir para salvaguardar a economia regional. Especialistas, ex-membros do Governo e representantes de outras regiões da Europa em situação idêntica à do Ribatejo mostraram o caminho a seguir, mas, como todos reconheceram, o mais difícil é percorrê-lo, ainda por cima em tempo de vacas magras.
Economia | 21-05-2003