Edição de 2011.05.26
Especial Ascensão

Chamusca em ascensão para quebrar a monotonia da recessão
Para quem gosta de uma boa festa ribatejana o ponto de encontro é na Chamusca. Há toiros, fados, cavalos, campinos, petiscos e muita alegria porque, como diz o povo, “tristezas não pagam dívidas”.
Especial Ascensão | 25-05-2011


Os azulejos encantados da Ermida de Nossa Senhora do Pranto
O património da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca é valioso. Infelizmente o dinheiro para conservação e restauro não existe na medida das necessidades.
Especial Ascensão | 25-05-2011


O espantalho pimpão, a grafonola a manivela e a coroa que caiu com a monarquia
Para quem gosta de antiguidades e de histórias de outros tempos recomenda-se uma visita à curiosa exposição que foi montada no Centro Regional de Artesanato.
Especial Ascensão | 25-05-2011


Gabriel Lopes da Silva é quem comanda a entrada de toiros de Quinta-feira de Ascensão
Meter toiros a correr na rua Direita de S. Pedro por meio de milhares de pessoas agitadas e aos gritos não é para qualquer um. Gabriel tem experiência mas não se livrou de um acidente e ter atropelado um amigo com o cavalo.
Especial Ascensão | 25-05-2011

Já há quem defenda entradas pagas na semana da Ascensão e todos estão atentos à fusão de municípios vizinhos
Todos aceitam que, em maré de contenção de despesas os espectáculos da Semana da Ascensão sejam feitos com recurso aos artistas da terra e alguns sugerem que as entradas passem a ser pagas. Quanto à reorganização administrativa de que se fala e da eventual fusão de municípios parece não ter grande contestação. Já em relação ao parceiro com quem a Chamusca se “casaria”, as opções divergem. Alpiarça recolhe mais votos mas Golegã e Constância também são hipóteses encaradas com naturalidade.
Especial Ascensão | 25-05-2011

A família que trabalha quando os outros dormem
Começam a trabalhar quando todos se preparam para ir para a cama. Fazem o pão e vão distribuí-lo de porta em porta. Começam ainda o sol não nasceu. Deitam-se por volta das três da tarde para um meio-sono. Nem o cheiro a pão quente ou o chilrear dos pássaros lhes desperta sentimentos poéticos. Trabalho é trabalho e aquele não é macio como a massa a fermentar.
Especial Ascensão | 25-05-2011


A Resitejo é uma empresa de sucesso a nível ambiental e económico
Começou por ser a empresa que recolhia e depositava em aterro os resíduos sólidos urbanos dos municípios do Médio Tejo. Hoje tem um sector de triagem de materiais recicláveis que dá trabalho a centena e meia de pessoas. Mais de metade dos seus clientes são particulares.
Especial Ascensão | 25-05-2011
