Edição de 2015.02.26
Retrospectiva
“A adesão dos profissionais ao nosso projecto foi fantástica”
A escolha do presidente do conselho de administração do Hospital de Vila Franca de Xira, Vasco Luís de Mello para Personalidade do Ano 2014 teve em conta a qualidade, eficiência e organização, demonstrados ao longo do ano e com particular incidência durante o grave surto de Legionella em Novembro. O Hospital, que é uma parceria do Estado com o Grupo José de Mello Saúde, contribuiu de forma significativa para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde na sua área de intervenção.
Retrospectiva | 22-11-2022
“Fico revoltada quando dizem que os políticos são todos iguais”
Júlia Amorim é uma mulher de convicções para quem a velha palavra de ordem “a luta continua” faz mais sentido do que nunca. Após completar o seu primeiro ano como presidente da Câmara Municipal de Constância, reconhece que o cargo a levou a ter as costas mais largas e sobrecarregadas de responsabilidade. Diz que não é fácil conciliar a vida pessoal e familiar com a actividade autárquica e que, com a vida acelerada de hoje, falta-nos tempo para pensar e planear.
Retrospectiva | 26-02-2015
“Quando os serviços da câmara fecham as pessoas vão bater-me à porta de casa”
Miguel Borges é presidente da Câmara do Sardoal desde finais de 2013 depois de ter feito um mandato como vice-presidente. Professor de Educação Musical na vila onde se radicou há cerca de 18 anos, o autarca é um exemplo de quem luta para combater a interioridade num concelho no limite norte do Ribatejo. Já conseguiu que um curso superior seja leccionado no Sardoal e outro está a caminho. Lutador, diz que está na política como está na vida: com humildade, coragem e empenho profissional.
Retrospectiva | 26-02-2015
“Sem touradas mistas em Portugal vão perder-se muitos jovens talentos”
A escola de toureio José Falcão, de Vila Franca de Xira, tem dado a conhecer ao mundo os novos talentos da festa brava e quer continuar a melhorar o seu trabalho. António José Inácio, 66 anos, é o presidente da escola. José Manuel Rainho, 53, um dos seus directores mais dinâmicos. Juntamente com o maestro Victor Mendes, que ensina os mais pequenos, são a coluna vertebral da instituição. Os dirigentes dizem que a festa precisa de um abanão, lamentam que os cartéis sejam bastante repetitivos e que os empresários não apostem mais em corridas mistas, que são onde os jovens talentos podem brilhar.
Retrospectiva | 26-02-2015
“Não há heróis elegíveis do 25 de Abril”
Viveu de forma intensa o antes, o durante e o depois do golpe de 25 de Abril de 1974, como militar primeiro e, depois, entre outras funções, como ministro que teve em mãos a organização das primeiras eleições livres e com sufrágio universal que se realizaram no país. Discreto, tranquilo e modesto quanto baste, o coronel Costa Braz desempenhou cargos de elevada responsabilidade e esteve ligado a muitos episódios da nossa História contemporânea, mas coloca de parte a hipótese de publicar as suas memórias.
Retrospectiva | 26-02-2015
“Queremos desassossegar mais pessoas e aumentar a ligação à comunidade”
Simão Francisco, 26 anos, actual presidente da direcção da Canto Firme - Associação de Cultura, não é adepto de uma gestão de “Terra Queimada”. Sabe que o património de trinta e cinco anos de actividade é valioso e quer aproveitar o melhor que foi feito e evitar repetir o que não correu bem. Mas tem ideias próprias e quer agitar as águas. O ano passado trouxe actividades para a rua e levou outras a vários locais. Está a reorganizar a contabilidade e a base de dados dos associados. Tem projectos em carteira e não se importa de errar porque acha que pior que errar é não tentar.
Retrospectiva | 26-02-2015
“Há pessoas com cancro que descobrem forças que não imaginavam ter”
Apoiar pessoas com cancro é um tipo de voluntariado muito exigente. Implica tempo disponível mas implica muito mais que isso. O Grupo de Apoio de Santarém do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro reactivou o “Vencer e Viver”e alguns dos seus voluntários falam das suas experiências. Alguns acompanharam ou acompanham familiares com cancro. Outros sofrem eles próprios da doença. Maria Amália Ramilo, Maria do Carmo Fernandes e Abel Carreira falam das suas experiências e não deixam ninguém insensível.
Retrospectiva | 26-02-2015
Uma colectividade unida onde as pessoas fazem questão de não se acomodar
Foi na casa do actual presidente da direcção que nasceu a Arepa (Associação Recreativa do Porto Alto) há vinte e dois anos. José Lameiras, actualmente reformado, conta que a ideia partiu do sogro e que este queria criar uma colectividade para fomentar o desporto e a cultura de que todos se pudessem orgulhar. O objectivo era ambicioso mas foi plenamente atingido. As actividades são muito diversificadas; a união entre os responsáveis é exemplar e os cerca de novecentos associados têm as contas em dia.
Retrospectiva | 26-02-2015
“O Ateneu é a galinha e os alunos são os pintainhos”
Fundado a 1 de Dezembro de 1880, o Ateneu Artístico Cartaxense é uma referência ao nível da formação desportiva de crianças e jovens no concelho do Cartaxo. A associação tem hoje 1455 associados e 566 alunos distribuídos por mais de uma dezena de modalidades. Um projecto sólido alimentado pela dedicação e empenho de dirigentes, professores, pais e alunos. Maria João Rodrigues iniciou o seu segundo mandato como presidente da colectividade.
Retrospectiva | 26-02-2015
“Queremos que Ourém seja a maior referência nacional ao nível do futebol feminino”
João Sousa, 48 anos, presidente da direcção do Clube Atlético Ouriense quer dar às jogadoras da equipa sénior de futebol feminino as mesmas condições que dá aos futebolistas masculinos e quer que as vitórias passem a ser a nível internacional. O objectivo maior, segundo ele, é fazer de Ourém a maior referência nacional do futebol feminino. Por enquanto tudo não passa de um sonho desmedido. É que nem sequer o campo municipal está operacional, seja para as raparigas, seja para todas as 17 equipas de futebol do clube.
Retrospectiva | 26-02-2015