Fábrica da Mitsubishi no Tramagal vai produzir veículo eléctrico
Modelo Fuso eCanter começa a ser fabricado em 2017
A Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), sediada em Tramagal, Abrantes, vai iniciar uma nova produção em 2017, de um novo veículo designado Fuso eCanter, terceira geração do Fuso Canter E-Cell já desenvolvido naquela unidade fabril.
Em declarações à agência Lusa, Jorge Rosa, presidente executivo da empresa MFTE, do grupo Daimler, disse que a produção em 2017 da Fuso eCanter oscilará “entre algumas dezenas de unidades e duas centenas”, tendo referido que será “a última geração antes da produção em massa”, que o gestor “estima” venha a ocorrer em 2019.
Em comunicado, a Daimler refere que a Fuso eCanter, um veículo de 7,49 toneladas e que dispõe de 4,63 toneladas de carga útil, tem um motor eléctrico com a potência de 185 kW e uma autonomia de mais de 100 quilómetros.
“Com este passo, estamos na linha da frente daquilo que são as novas estratégias da mobilidade, cuja tendência será absolutamente imparável e que tem no factor ambiental um pilar decisivo”, destacou à Lusa o presidente executivo da MFTE, tendo feito notar o “orgulho e também a responsabilidade da MFTE ser parte activa, enquanto fábrica, na mudança de paradigma da mobilidade”.
“No fundo, o que estamos a falar é da terceira geração do veículo eléctrico - agora chamado Fuso eCanter. A versão eléctrica do veículo que produzimos hoje em massa, com um motor a combustão. Contextualizando, importa referir que produzimos na nossa fábrica 10 veículos da segunda geração, que estiveram em teste por todo o país e que ainda permanecem em teste na cidade de Estugarda (Alemanha)”, afirmou Jorge Rosa.
O novo modelo foi apresentado em Setembro último, na Feira de Hannover, Alemanha, e é, no entender do gestor, “o estágio de desenvolvimento do veículo que antecede a fase de produção em 2017”, na fábrica em Tramagal.
A empresa anunciou que o novo veículo pode ser carregado a 80% numa hora com recurso a um carregador rápido, ou a 100% em sete horas, numa tomada normal de corrente alternada, entre outras novidades, nomeadamente em termos estéticos.
Este processo, observou ainda, “não implica alterações substanciais na fábrica, nesta altura. Na fase de produção em massa, em 2019, aí sim, a fábrica terá que se adaptar para ter no seu portfólio de produção mais um produto, com características completamente diferentes”. O modelo eCanter a produzir na unidade industrial do Tramagal será entregue a clientes na Europa.
Com 350 colaboradores, a Mitsubishi Fuso Truck Europe fecha 2016 com “crescimento na produção relativamente a 2015”, ano em que teve uma facturação de cerca de 130 milhões de euros, e, segundo Jorge Rosa, a “tendência irá ser continuada em 2017”.