Ministro da Economia elogia autarcas durante Galardão Empresa do Ano
Caldeira Cabral destacou apoio dos municípios aos empresários na iniciativa de O MIRANTE e Nersant
O ministro da Economia elogiou o papel dos presidentes de câmara no apoio aos empresários e ao desenvolvimento económico na entrega dos prémios Galardão Empresa do Ano, iniciativa conjunta de O MIRANTE
e da Nersant, que decorreu na noite de terça-feira, 25 de Outubro, em Tomar. Manuel Caldeira Cabral referiu que os autarcas têm vindo a assumir que quem quer investir está a promover o progresso da sua terra e deve ser apoiado.
O governante elogiou ainda a criação, pelos municípios, de gabinetes do investidor, anunciando que está a promover uma estratégia para que os serviços intermédios tutelados pelo seu ministério tenham a mesma atitude, que sintam os problemas como seus e se empenhem em resolvê-los, agilizando procedimentos e facilitando a vida a quem quer investir.
“Temos trabalhado no sentido de ouvir as pessoas e trabalhar com elas em prol da resolução dos problemas”, garantiu o ministro, referindo a aposta na modernização administrativa e em programas como o Simplex, “bandeiras assumidas por este Governo”, bem como o trabalho que está a ser desenvolvido na remodelação dos serviços de apoio à actividade empresarial.
Manuel Caldeira Cabral salientou também o trabalho feito pelas associações empresariais, dando o exemplo da Nersant que com iniciativas como o Nersant Business proporcionam novas relações, novas oportunidades e novos negócios.
O ministro referiu ainda que o financiamento às empresas é “encarado como um problema” por este Governo e que mesmo havendo mais liquidez no sector bancário continuam a registar-se dificuldades de financiamento a juros e prazos razoáveis. Para ajudar a ultrapassar essas dificuldades, o Governo lançou o Programa Capitalizar, um plano estratégico de apoio à capitalização das empresas, e o projecto Startup Portugal, instrumento de financiamento e apoio à internacionalização de empresas.