uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira dos Santos e ExpoCartaxo até 2 de Novembro

Feira dos Santos e ExpoCartaxo até 2 de Novembro

Música, festa brava, actividades equestres, gastronomia e actividades económicas fazem parte de um programa que leva ao Cartaxo tradição e inovação.

A Feira de Todos os Santos arranca esta quinta-feira, 27 de Outubro, e prolonga-se até ao dia 2 de Novembro, no Cartaxo. O evento acontece no chamado Campo da Feira e junta ainda a ExpoCartaxo que decorre no vizinho Pavilhão Municipal de Exposições.

O cavalo e o campo ganham mais destaque na edição deste ano com dois picadeiros, espectáculos e escolinha equestre, largadas de touros e passeios livres de cavaleiros e amazonas. No pavilhão vai estar uma mostra empresarial do sector e da agro-indústria e não vai faltar a música, o folclore, o fandango, o fado, os artesãos e a gastronomia ribatejana.
Na quinta-feira, 27 de Outubro, destaque para a caminhada “Viver Mais Viver Melhor” que começa às 16h30. A inauguração oficial está marcada para as 18h00, à qual se segue a actuação do grupo de Cantares da Associação Filarmónica União Lapense (AFUL) e uma demonstração equestre.
O dia 28 de Outubro arranca com o seminário “Como Candidatar a sua Empresa aos Fundos Comunitários”, às 10h00 no Auditório Municipal da Quinta das Pratas. À mesma hora começam actividades para as crianças com a Escolinha Equestre e jogos tradicionais e pela 11h30 a Unidade de Saúde Familiar Cartaxo Terra Viva realiza uma acção de promoção da saúde. Depois do almoço dos centros de dia e lares do concelho, que vão comemorar assim o Dia Nacional do Idoso, a Orquestra Sénior dos Centros de Dia do Cartaxo sobe ao palco pelas 14h30. Às 21h30 realiza-se uma largada de toiros e às 22h30 começa a Festa dos Anos 80.
A terceira Exposição Canina Especializada de Raças Portuguesas do Cartaxo e 24.ª Monográfica do Cão de Fila de São Miguel abrem o terceiro dia de festa, 29 de Outubro, junto à Praça de Touros do Cartaxo pelas 10h00. Às 14h00 há cavalhadas e duas horas depois são apresentadas as coudelarias pelo professor António Vicente. O espectáculo equestre “Alma do Ribatejo” começa às 19h00 no picadeiro interior e às 22h00 há fado com Os Marialvas. O dia fecha com uma largada de touros a partir das 23h30.
Domingo, 30 de Outubro, começa com uma prova de campo com uma condução de jogos de cabrestos por campinos e amadores, às 11h30, e às 14h30 realiza-se uma demonstração do toureio a cavalo com os cavaleiros Carlos Parreirita e Ana Rita. Meia hora depois o Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo faz uma iniciação à arte de pegar touros. Pelas 16h00 decorre um encontro de grupos de música popular portuguesa e duas horas depois há mesa da tortura e estátua. O dia fecha com um espectáculo da bandas Odisseia, às 21h30, com a participação de Ermelinda e Manuel Carvalho.
Na manhã e tarde de segunda-feira, 31 de Outubro, há actividades para os mais novos (Escolinha Equestre e jogos tradicionais) e às 21h30 realiza-se o espectáculo equestre “o Cavalo e o Homem” no Picadeiro Interior. Às 22h00 o conjunto musical Geração XXI sobe a palco e uma hora depois há nova largada de touros.
No feriado, terça-feira, 1 de Novembro, é apresentada a raça Sorraia pela Escola de Equitação da Escola Superior Agrária de Santarém, às 15h00, e meia hora depois o Dojo Amicale do Cartaxo faz uma demonstração de karaté. Às 16h00 as Glórias Vivas do Rancho Folclórico do Cartaxo realizam um Festival de Folclore e à mesma hora há uma corrida de touros na Praça de Touros do Cartaxo. O certame fecha às 21h00 mas no dia seguinte, 2 de Novembro, a Feira Franca continua no Campo da Feira do Cartaxo.

Feira dos Santos e ExpoCartaxo até 2 de Novembro

Mais Notícias

    A carregar...