“Nersant tem dinâmica empresarial impressionante”
Ministro Eduardo Cabrita esteve na inauguração da 5ª edição do Nersant Business, que decorreu em Tomar de 24 a 26 de Outubro.
“A Nersant tem uma dinâmica empresarial impressionante que desenvolve e projecta a região do Ribatejo, o que é muito bom para o país. A Nersant soube, em tempos de crise, reforçar a sua actividade associativa”. As palavras são do ministro adjunto, Eduardo Cabrita, que marcou presença na inauguração da quinta edição do Nersant Business, encontro internacional de negócios que decorreu de 24 a 26 de Outubro em Tomar.
A presidente da direcção da Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, Salomé Rafael, no discurso de abertura, explicou às centenas de empresários de 26 países presentes que há cinco anos a Nersant decidiu que era tempo de dar a conhecer o melhor da região do Ribatejo. “Temos investido no conhecimento e no desenvolvimento das empresas. O Ribatejo tem uma localização privilegiada em relação a todo o país. Temos uma porta aberta para a Europa onde 500 milhões nos esperam e somos por isso uma região privilegiada para que todos possam investir”, referiu.
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, desafiou os empresários de Tomar que ainda não são associados da Nersant a filiarem-se pois é fundamental para o sucesso dos seus negócios. “Os associados da Nersant são privilegiados porque podem ganhar muito com estes encontros”, afirmou.
Cerca de um milhar de reuniões de negócios
Durante os três dias do Nersant Business realizaram-se cerca de um milhar de reuniões de negócios. Miguel Pinto, director comercial da Província do Bengo, em Angola, veio ao Nersant Business pela primeira vez. Veio à procura de empresas ribatejanas que possam investir na sua província que é, explica, potencialmente agrícola. “Estamos a precisar de empresas interessadas em investir na nossa província. Temos terrenos muito bons para a agricultura, estamos à procura de negócios”, explicou a O MIRANTE no primeiro dia do evento, acrescentando que o facto de Angola e Portugal falarem a mesma língua é uma vantagem para ambos os países.
A brasileira Josy Viana é advogada e empresária e já tinha ouvido falar no Nersant Business. Este ano decidiu inscrever-se e foi uma das seleccionadas a participar no evento internacional. Veio à procura de empresários interessados em fazer negócios na zona do Ceará, nordeste do Brasil. “Este encontro de negócios é muito importante para todos os empresários porque encontramos pessoas com os mesmos interesses. Estou muito satisfeita e vou querer vir todos os anos”, afirmou.
O objectivo do Nersant Business é reforçar as relações comerciais entre os países participantes e o estabelecimento de parcerias de negócios para o futuro, promover a internacionalização das empresas da região e respectivos produtos/serviços, promover a criação de negócios entre a região e os países participantes, de maneira a incentivar o aumento das exportações regionais e dar a conhecer a investidores estrangeiros o potencial que toda a região encerra.