Factis capacita pessoas e organizações através da tecnologia
Multiplos serviços disponibilizados por uma empresa com mais de 20 anos de presença no mercado
A Factis - Engenharia e Tecnologias de Informação Ldª com sede em Santarém presta serviços e faz “outsourcing” na área dos Sistemas e das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), desde as redes e comunicações ao software e às aplicações. Promove também o desenvolvimento, representação e suporte de produtos e soluções. Do portfolio da Factis destacam-se:
IT Services – Gestão e operação de infraestruturas TIC e Sistemas; STIC-PME – plataforma de serviços TIC partilhados, integrados e geridos para PMEs, baseada nas melhores práticas, metodologias e ferramentas disponíveis no mercado. De rápida implementação, proporciona resultados imediatos e melhoria contínua. Capacita as PMEs de valências comparáveis às das grandes empresas e instituições, independentemente do sector de actividade; ITSM Solutions – Soluções de gestão e automação do serviço IT (BMC Partner); ERP & CRM - Software de gestão PHC (Enterprise Partner) e Design & Desenvolvimento – Desenvolvimento e integração de soluções à medida.
A Factis foi criada no final do ano de 1995 tendo iniciado a actividade em Janeiro de 1996. Resultou do “spinoff” de um projecto iniciado noutra empresa em 1991. No total pode dizer-se que a empresa está no mercado há cerca de 25 anos.
Os fundadores da Factis têm formação em engenharia de electrónica, telecomunicações e computadores. A empresa foi criada com o objectivo de ajudar pessoas e organizações a tirar partido dos Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação.
O CEO da Factis é João Fonte, um dos fundadores da empresa. Nuno Ferreira é o Responsável pelas Operações de Santarém e de Desenvolvimento de Negócio. A Factis desenvolveu-se até há bem pouco tempo em Lisboa onde tem hoje as operações centrais, se bem que efectua a cobertura do país e ilhas. O facto de trabalhar também o mercado de grandes organizações implicou uma proximidade geográfica dos grandes centros de decisão, daí a razão de estar baseada em Lisboa.
Contudo, as tecnologias e ferramentas disponíveis actualmente para quem promove serviços nas áreas das tecnologias de informação têm vindo a proporcionar a implementação de modelos de serviço independentes da localização geográfica de quem presta o serviço e de quem o recebe – “Serviço em qualquer lugar”, “Serviço a qualquer hora quando necessita”. Assim, a Factis tem vindo a promover a implementação de algumas operações fora de Lisboa.
O principal objectivo da empresa para os próximos anos é tirar partido das oportunidades que estão a ser criadas pela nova revolução digital. No curto prazo, a Factis está a lançar no último trimestre deste ano a sua plataforma Scala cujo nome é uma homenagem à cidade de Santarém. A Scala conta com cerca de três anos de operação e melhoria contínua em modo piloto, estando agora pronta a entrar em produção. A plataforma é constituída por três sistemas de gestão e automatização da prestação de serviços de TI. Trata-se de software de um dos principais fabricantes de mercado, a BMC Software. A Factis é parceira da BMC Software e tem seis colaboradores certificados naquelas soluções.
A Factis - Engenharia e Tecnologias de Informação Ldª tem a sede no CIES Startup Santarém no Largo do Infante Santo, Sala 11. Em Lisboa tem instalações na Rua Virgílio Correia nº 26-B. Funciona das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Tem Service Desk disponível online 24 horas diárias, todos os dias da semana. Telefones: Santarém 243 049 057 / Lisboa 213 553 620. Website: www.factis.com.