uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bombeiros de Vila Franca de Xira vão receber apoio extra de 450 mil euros

Bombeiros de Vila Franca de Xira vão receber apoio extra de 450 mil euros

Proposta apresentada pela bancada da Coligação Novo Rumo dividiu as esquerdas do executivo municipal.

Ainda este ano e até 2018 as corporações de bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira vão receber um total de 450 mil euros de apoio da câmara municipal, depois de uma proposta da Coligação Novo Rumo, liderada pelo PSD, ter sido aprovada na última reunião pública de câmara com a abstenção da CDU.
Foi a concretização de uma ideia apresentada por Rui Rei numa das últimas reuniões de câmara, em que o eleito da Coligação Novo Rumo defendia que o dinheiro remanescente de projectos não concretizados do orçamento participativo pudesse ser investido nas corporações.
A proposta final prevê agora a atribuição até ao final deste ano de 50 mil euros para as corporações de forma a “contribuir para a resolução de investimentos urgentes e inadiáveis”, e outros 400 mil euros, divididos entre 2017 (200 mil euros) e 2018 (200 mil euros), visando apoiar a resolução de problemas antigos e estruturais. Os critérios de distribuição das verbas vão ainda ser definidas pelas associações, através de um plano de investimento bianual de reequipamento e reforço de meios. A proposta prevê ainda que esse plano de investimento seja elaborado, discutido e aprovado em protocolos a estabelecer com as diferentes corporações até ao final de 2017.
Rui Rei, que apresentou o documento, destacou o esforço “heróico, coragem e altruísmo” dos bombeiros e enalteceu arriscarem a sua vida para salvar e socorrer as populações. “O objectivo é reforçar a capacidade dos bombeiros de acudir à nossa população”, notou.
A bancada da CDU, pela voz de Paulo Rodrigues, absteve-se não por estar contra a necessidade de apoiar os bombeiros mas sim por considerar que faltava mais informação à proposta e uma maior definição de vários aspectos do documento. “A CDU revê-se no papel extraordinário que os bombeiros desenvolvem no nosso concelho e não escamoteia a necessidade de reforço dos seus equipamentos e meios mas achamos que os critérios propostos devem ser definidos antes de avançar com as verbas. Até podemos estar a falar de pouco dinheiro para as reais necessidades”, explicou. Na resposta Rui Rei acusou a CDU de não aprovar o documento por ter sido apresentada pelo Novo Rumo.
Alberto Mesquita (PS), presidente da câmara, concordou com a proposta e assumiu que os bombeiros têm “um papel extraordinário” no serviço às populações. O autarca já tinha na sua secretária um caderno reivindicativo com necessidades das corporações para concretizar até 2017 e por isso realçou que o município “tem sido sensível” às necessidades dos bombeiros ao mesmo tempo que mantém “contas certinhas”.
“Há câmaras a apoiar os bombeiros e depois não têm dinheiro para pagar aos fornecedores. Connosco isso não acontece. Estamos disponíveis para conversar com todas as corporações e verificarmos quais são as prioridades”, notou.

Bombeiros de Vila Franca de Xira vão receber apoio extra de 450 mil euros

Mais Notícias

    A carregar...