uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Manuel Figueiredo tem o dobro das salas e os mesmos funcionários

Escola Manuel Figueiredo tem o dobro das salas e os mesmos funcionários

Obras de requalificação desse estabelecimento de ensino de Torres Novas foram inauguradas pelo ministro da Educação, que foi confrontado com a falta de pessoal não docente.

A Escola de 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo, em Torres Novas, foi alvo de obras de requalificação que a deixaram com 19 salas de aulas, praticamente o dobro das que tinha antes da intervenção, mas o número de funcionários não docentes manteve-se. O alerta para a falta de pessoal auxiliar foi deixado ao ministro da Educação por Paulo Gregório, director do Agrupamento de Escolas Gil Pais, durante a sessão de inauguração das obras, na sexta-feira, 21 de Outubro.
A insuficiência de assistentes operacionais nas escolas tem sido apontada igualmente pelas autarquias, tendo o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), sublinhado que a descentralização de competências, quer na área da Educação quer na da Saúde ou outras, “merece uma discussão profunda e esclarecedora”.
Perante essas intervenções, o ministro da Educação referiu que a contratação de 300 assistentes operacionais para as escolas do país “é um importante reforço” para que estas “continuem a trabalhar e a desenvolver os seus projectos educativos”.
A remodelação e requalificação da Escola Básica de 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo envolveu um investimento de 4,8 milhões de euros (3,8 dos quais provenientes de fundos comunitários). O presidente da câmara afirmou na cerimónia que a requalificação agora inaugurada, um processo iniciado em 2009, esteve em risco de perder o financiamento comunitário por falta de cabimentação da componente nacional pelo anterior Governo.
Com comparticipação nacional da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (661,5 mil euros) e da Câmara Municipal de Torres Novas (da ordem dos 400 mil euros), o novo edifício inclui 19 salas de aula, sete laboratórios, duas salas de informática, duas de educação visual e tecnológica, uma sala de educação tecnológica, uma sala de educação visual, quatro salas de música, três salas de pequenos grupos e duas salas de seminário.

Escola Manuel Figueiredo tem o dobro das salas e os mesmos funcionários

Mais Notícias

    A carregar...