uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Junta de Vila Franca chama a polícia para acabar com estacionamento abusivo

Junta de Vila Franca chama a polícia para acabar com estacionamento abusivo

Estacionamento do centro de saúde de Vila Franca de Xira é exclusivo para os utentes mas pouca gente respeita a indicação. Alguns condutores dizem que a ideia do presidente da junta é obrigá-los a pagar no parque da junta de freguesia.

A Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, liderada por Mário Calado (CDU), vai pedir a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP) para impedir que os automobilistas estacionem indevidamente no parque de estacionamento do centro de saúde da cidade.
A intenção foi comunicada na última sessão da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira pelo próprio presidente da junta, depois de confrontado com as queixas de um munícipe que, sendo utilizador do centro de saúde, não concorda com o crescente desrespeito dos condutores no local.
O novo centro de saúde da cidade, inaugurado em Maio de 2011, dispõe de estacionamento para quase três dezenas de automóveis, gratuitamente, mas é reservado apenas aos utilizadores do centro de saúde. O problema é que não há qualquer cancela ou vigilante de serviço para impedir que outros automobilistas, que vão por exemplo apanhar o comboio para Lisboa, deixem o carro no local.
“Há gente a deixar o carro às 6h30 da manhã e só o tira à noite”, lamentou Rui Bico, morador da cidade, que foi à assembleia de freguesia apelar à criação de uma solução que regule a entrada e permanência de carros no parque do centro de saúde. “Poderia haver uma cancela de controlo, em que o bilhete retirado pelos utentes seria validado nos serviços do centro de saúde”, defendeu.
A junta de freguesia explora um parque com bastante capacidade situado mesmo ao lado do centro de saúde mas é pago. Mário Calado concordou que há situações de “claro abuso” no parque do centro de saúde e que ele próprio lá tem ido e constatado as diferentes situações. “Uma das pessoas que vi estava tranquilamente a ouvir música dentro do carro. Provavelmente teremos ali uma acção conjunta com a PSP para poder ter uma palavra a dizer. Vamos colocar a questão à PSP e pedir que haja ali um acompanhamento desta situação”, prometeu o autarca.
Alguns condutores, escutados por
O MIRANTE, discordam da ideia do presidente e dizem que este está apenas interessado em obrigar os condutores a pagar para estacionar. “Se o parque é exclusivo do centro de saúde onde está uma cancela para impedir o acesso? Tanto quanto sei o parque foi pago com impostos de todos nós. Mais vale dizerem que aquilo que realmente querem é que as pessoas paguem estacionamento no parque da junta, porque como todos sabemos não há lugar nenhum nesta cidade em que se consiga estacionar”, critica Ricardo Monteiro, morador.
Outra condutora, Elisete Rodrigues, diz que na maioria das vezes “há lugares livres no parque do centro de saúde”, mesmo quando os utentes lá estão, e que por isso a ideia da junta é “perseguir e obrigar as pessoas a pagar” no parque da freguesia.

Junta de Vila Franca chama a polícia para acabar com estacionamento abusivo

Mais Notícias

    A carregar...