uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Antiga escola do Escaroupim transformada em museu

Antiga escola do Escaroupim transformada em museu

Espaço foi inaugurado na tarde de sábado, 25 de Fevereiro, na aldeia ribeirinha do concelho de Salvaterra de Magos.

A antiga escola primária do Escaroupim, aldeia piscatória do concelho de Salvaterra de Magos, foi transformada num museu histórico e “de afectos”, de homenagem ao Tejo e às memórias de vidas ligadas ao rio.
“Escaroupim e o Rio” é o nome do pequeno museu inaugurado na tarde de sábado, 25 de Fevereiro, pelo presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, e pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, na presença de muita população.
O espaço resulta da reabilitação e ampliação da antiga escola, num investimento de cerca de 150 mil euros realizado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. O Museu “Escaroupim e o Rio” constrói um percurso expositivo que dá a conhecer a importância do rio Tejo e dos seus afluentes, enquanto elemento de fixação humana e evidencia as actividades socioeconómicas que durante séculos foram exploradas e rentabilizadas pelas comunidades locais.
O novo museu dispõe ainda de sanitários públicos para servir todos aqueles que visitam o Escaroupim e vem ampliar a oferta turística naquela aldeia, juntando-se ao Núcleo Museológico da Casa Avieira, aos passeios de barco no rio Tejo, à observação de aves, ao parque de merendas, ao restaurante panorâmico e ao miradouro natural sobre o rio Tejo.

Antiga escola do Escaroupim transformada em museu

Mais Notícias

    A carregar...

    Destaques