Crónicas do Brasil
CRÓNICAS DO BRASIL
A esperança e o medo
Sempre no cio, a cadela capitalista devora seus copuladores e, após cada ato, se faz necessário novos candidatos para exercerem a função mortal de entretê-la. Não há preocupação real com a vida, existe sim o imperativo do crescimento desregulado, mas o planeta já demonstra, há um bom tempo, estar chegando a um limite mais que preocupante, assustador.
Crónicas do Brasil | 19-11-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
Democracia em Desencanto
O Brasil é um dos maiores exemplos ou, provavelmente, o maior de todos, de como os políticos podem agir no sentido de se perpetuar como uma espécie de aristocracia, sugando dia a dia o tutano da nação e colocando toda a força produtiva de um país a trabalhar para que eles usufruam de tudo e quase sempre acima da lei.
Crónicas do Brasil | 09-11-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
Os paradoxos do retrocesso
Se houver uma chance para a humanidade viver uma vida plena e não a vida que os donos do mundo destinam aos que estão a margem dos círculos de poder, essa plenitude está relacionada a fruição. Não nascemos para o trabalho, mas sim para produzir por prazer, aí é que nasce a cultura e todas as artes que adoçam a vida.
Crónicas do Brasil | 03-11-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
Nervos de mar
Afonso Henriques Neto é quase um estranho no ninho porque estreou nos anos da geração então identificada como marginal, e se estabelece igualmente no desenho algo frankenstein de um simbolista barroco, nada incomum em nossa literatura – basta citar Jorge de Lima e um outro nome hoje incontornável, Ariano Suassuna, cuja poesia é ainda pouquíssimo conhecida – sem esquecer Cecília Meireles, em especial a de Solombra.
Crónicas do Brasil | 29-10-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
Sebastião Melo ganha em Porto Alegre e fala em trabalhar para o futuro
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ganhou as eleições para mais um mandato em Porto Alegre mas no seu discurso de vitória não se ficou por um discurso de circunstância e apontou metas para os próximos quatro anos, algumas delas consideradas urgentes e eternamente adiadas.
Crónicas do Brasil | 28-10-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
O capitalismo venceu?
"A Vitória de Pirro", passou a ser conhecida como uma vitória com sabor de derrota e ensinou que priorizar uma única batalha, sem considerar a guerra como um todo, pode ser o começo da derrocada, mesmo se saindo vitorioso. O capitalismo em sua versão mais moderna, o neoliberalismo, está levando a competição a níveis nunca dantes visto, o resultado é uma concentração de renda absurda e o aumento da miséria e da fome.
Crónicas do Brasil | 24-10-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
O que dizer no fim do mundo?
Pensar no fim do planeta, ou mesmo, em uma guinada para uma condição muito difícil de sobrevivência parece agradar ‘a Elite do Atraso Mundial’, como se isso fosse decretar o fim da pobreza pela eliminação dos pobres e miseráveis, sem recursos para se adaptar a uma vida completamente inóspita que, inevitavelmente, chegará.
Crónicas do Brasil | 21-10-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
‘O Populismo Chinelão’
O desgaste natural de ser governo e os episódios de corrupção mostraram, paradoxalmente, a queda e a resiliência do partido, o PT agora parece um adolescente que após ganhar uma discussão importante dos mais velhos depois deixa cair, acidentalmente, um baseado do seu bolso.
Crónicas do Brasil | 15-10-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
António Torres e Edgard Telles Ribeiro
Os escritores António Torres e Edgard Telles Ribeiro revisitados por André Seffrin na análise a dois romances: "Jogo de Armar" e "Querida Cidade"
Crónicas do Brasil | 11-10-2024
CRÓNICAS DO BRASIL
Os Direitos da Natureza
Mudar a direção da civilização é uma tarefa para Prometeu que, desta vez, não teria a missão de roubar o fogo dos deuses, como na lenda, mas sim mudar um modelo de desenvolvimento que está destruindo o planeta e qualquer forma de vida que nele exista. A aliança de religiosos fundamentalistas e negacionistas tem o propósito de manter o povo alienado do que realmente está em jogo: o destino de todos.
Crónicas do Brasil | 03-10-2024