Crónicas do Brasil
CRÓNICAS DO BRASIL
A morte de Pedrinho Matador
Com diagnóstico de sociopata e personalidade paranoide, Pedrinho nunca parou de matar e, mesmo preso, continuou matando compulsivamente. Passou cerca de 42 anos em prisões e foi descrito em inúmeras biografias, além de inspirar escritores e roteiristas como Jeff Lindsay, criador do psicopata-justiceiro “Dexter”, sucesso mundial que deu ao ator Michael C. Hall um Globo de Ouro como melhor ator.
Crónicas do Brasil | 25-03-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
Sem solução
O Brasil passa por uma crise de identidade e a desobediência civil passou a fazer parte do cotidiano do país. O mês de janeiro trouxe uma cifra que abalou a todos e mostrou o quanto governar este país é complicado. O desmatamento na Amazônia atingiu à cifra recorde de 322 Km, segundo o Instituto de Pesquisa Espaciais (INPE). A política bolsonarista, em quatro anos, transformou a Amazônia em uma terra sem lei e à mercê de aventureiros, mas o alerta vermelho está ligado.
Crónicas do Brasil | 18-03-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
O Imbecil Inteligente
Silas Malafaia é um pastor evangélico milionário que a revista Forbes classificou como o terceiro pastor mais rico do Brasil. Em uma declaração postada em julho de 2013 no You Tube, disse que não se pode ir contra os pastores, porque eles são ungidos de Deus, não importa o que eles façam; “ninguém deve se meter com os ungidos de Deus”, afirmou. Segundo matéria do jornal “O Globo”, de setembro de 2022, 21 novas igrejas evangélicas são abertas por dia no país.
Crónicas do Brasil | 11-03-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
Trabalho Escravo no Sul do Brasil
Para entender o racismo estrutural brasileiro é preciso compreender como esta terra foi colonizada ( : ) O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, mas o racismo já estava instaurado aqui desde a sua colonização, a contribuição dos povos que vieram depois, para esta mazela social, apenas contextualizaram, em cada região, as formas que este racismo se estruturou.
Crónicas do Brasil | 03-03-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
Trágicos Trópicos
Os filhos despatriados constroem suas casas em locais impróprios, justamente em locais de risco, onde ninguém, que tenha escolha, construiria. Nos trágicos trópicos é assim: apenas duas estações e não quatro, como em outras regiões do planeta.
Crónicas do Brasil | 28-02-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
Lula versus Campos Neto
Lula não é totalmente antiliberal, mas uma das suas metas é reindustrializar o país através de políticas desenvolvimentistas na Economia, porém, ter um inimigo poderoso dessas políticas com o poder que tem um presidente de um Banco Central independente, é algo muito sério e, definitivamente, perigoso.
Crónicas do Brasil | 18-02-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
O bolsonarismo no divã
O deputado federal eleito pelo Rio Grande do Sul, Maurício Marcon( : ) foi a Bahia e a comparou ao Haiti. Em suas redes sociais postou um vídeo onde reclama da sujeira e das pichações. A frase, ipsis litteris, é assim: “A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação ( : ). Gil e Caetano compuseram para o álbum “Tropicália 2”, de 1993, uma música com um refrão poderoso que diz assim: “Pense no Haiti/Reze pelo Haiti/O Haiti é aqui/O Haiti não é aqui”. Quem ouvir toda a canção perceberá que a mensagem dos mestres baianos se refere, justamente, a isso, mas pela lente da verdade que o deputado em questão não consegue ver, muito menos entender.
Crónicas do Brasil | 11-02-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
Bem Brasil
O projeto de não demarcar terras no Brasil e torná-las cultiváveis é muito antigo e mesmo com a garantia constitucional, escrita nos artigos 231 e 232 da Constituição Federal de 1988, estes direitos sempre foram afrontados pelos grileiros de terras e pelo garimpo ilegal. O argumento mais usado contra as demarcações é sempre o mesmo: ‘terra demais para poucos índios’.
Crónicas do Brasil | 06-02-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
Os super-ricos, o genocídio e mais uma entrevista de Lula
A luta contra o fascismo arrefeceu no mundo inteiro porque as forças democráticas achavam que ele estava completamente vencido, mas os tempos mudam e com ele surgem novas tecnologias. Imaginem Joseph Goebbels com a internet à sua disposição hoje em dia! Ele faria a limpa no campo democrático e, certamente, existem muitos candidatos a reproduzirem o seu comportamento, enquanto isso, a figura napoleônica, de Putin assombra a Europa e a OTAN mantém a estratégia de esgotar os russos até que o destituam. Nunca leve flores à cova do inimigo, porque ele pode não estar ali.
Crónicas do Brasil | 27-01-2023
CRÓNICAS DO BRASIL
Uma ameaça permanente à democracia
O general Hamilton Mourão publicou esta semana em seu Twitter, que os terroristas presos em Brasília estariam sendo maltratados, que as suas prisões seriam indiscriminadas e estariam confinados em condições precárias nas instalações da PF ( : ) Como se percebe, o general não perde tempo para faturar em cima deste segmento e mantém a sua estratégia de cooptar os extremistas.
Crónicas do Brasil | 14-01-2023