Edição de 2002.12.19
Economia
A produzir Bolo Rei há 15 anos
Economia | 18-12-2002
As lojas que defendem o consumidor
Das 117 cooperativas de consumo existentes em Portugal, 13 estão situadas no distrito de Santarém mas apenas 5 delas desenvolvem actividade regular. São números de um estudo sobre o sector cooperativo apresentado na Escola Superior de Gestão do Politécnico de Santarém.
Economia | 18-12-2002
A energia das raspas
O Centro Tecnológico da Indústria do Couro (CTIC), sediado em Alcanena, vai lançar um projecto inovador a nível nacional. O projecto, relacionado com a área ambiental, destina-se a fazer o aproveitamento das chamadas raspas verdes, um dos resíduos que sai do processo de fabrico das peles, para produção de energia. No início de 2003 está prevista a instalação de um equipamento piloto e o grande projecto será concretizado até 2006. Mesmo a tempo de receber dinheiro da União Europeia...
Economia | 18-12-2002
Gases poluentes não são importantes na compra de automóvel
Quem compra carro novo quer saber do preço, do consumo, dos extras, dos descontos mas não liga nenhuma aos níveis de poluição que vai produzir quando andar com a viatura na estrada. Isso mesmo foi confirmado por O MIRANTE junto de alguns stands de automóveis do distrito, um ano depois da entrada em vigor de legislação que obriga à disponibilização dessa informação aos consumidores.
Economia | 18-12-2002

Fotocópias assassinas
A cópia ilegal de obras científicas, a que alguém já chamou “fotocópias assassinas”, prolifera sobretudo junto às instituições de ensino superior. No distrito de Santarém, onde se espalham várias escolas superiores, o panorama não é dos mais negros. Nos últimos dois anos a Inspecção Geral das Actividades Culturais detectou apenas dois casos de ilegalidade. Os estudantes não são apologistas das cópias integrais, mas queixam-se que os preços de alguns livros científicos são demasiados elevados. Quem sai prejudicado são autores, editores e livreiros.
Economia | 18-12-2002
