Edição de 2011.02.17
Retrospectiva
Economia
Retrospectiva | 16-02-2011
Desporto
Retrospectiva | 16-02-2011
O maior capital de José Eduardo Carvalho é o gosto de assumir riscos e de viver no limite
É conhecido como presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém mas a sua actividade profissional tem muitas outras frentes. O seu dia começa às seis da manhã e por vezes acaba muito tarde mas tem uma energia inesgotável. Se a adrenalina fosse dinheiro era um dos homens mais ricos do país.
Retrospectiva | 16-02-2011
O rapaz mais pobre da aldeia que conquistou a Azinhaga e trouxe Saramago de volta
Durante a conversa com O MIRANTE atendeu uma vez o telemóvel e pediu desculpa. “Era um número de Lisboa. Estou na lista para um transplante de rim. Não podia deixar de atender”. Num breve passeio pelas ruas mostrou a simplicidade do rapaz mais pobre da aldeia que se fez homem e conquistou o respeito do povo muito antes de lhes conquistar os votos. Falou do seu amigo Saramago mas nunca esqueceu Pilar del Rio. Nem podia esquecer. A rua onde fica a Junta tem o nome da mulher do escritor.
Retrospectiva | 16-02-2011
A comandante Isolina Silva e as jogadoras de futsal de Riachos que querem ganhar tudo
Foi jogadora de andebol e mais tarde de futebol. Agora é a responsável pela equipa feminina de futsal de Riachos. Isolina Silva tem 46 anos, nasceu em Alcanena, mora em Minde e trabalha numa escola. Diz que a gestão da equipa lhe tira algum tempo livre que gostava de ter para os amigos e tem dores de cabeça permanentes por causa das contas mas nota-se que está feliz. As suas jogadoras têm garra e ambição. Quem não gostaria de trabalhar com uma equipa assim??!!
Retrospectiva | 16-02-2011
“Hoje fala-se muito de crise mas a crise real é a crise de valores”
A pintora naturalista Maria Lucília Moita, Personalidade do Ano de O MIRANTE no domínio da cultura, não compreende as críticas ao projecto do novo Museu Ibérico de Arqueologia e Arte a nascer em Abrantes e considera-o “um valor para a cidade” e uma forma de colocar Abrantes no mapa cultural português. A artista considera que Portugal é hoje um país que liga pouco à cultura e lamenta que a sua arte tenha passado despercebida fora dos círculos culturais.
Retrospectiva | 16-02-2011
Um músico multifacetado e exigente que ajuda a reinventar o som da guitarra portuguesa
O som da sua guitarra portuguesa está espelhado por todos os discos de topo do fado. Para os especialistas já começa a ser fácil distingui-lo, graças ao seu carácter inovador. Mas apesar de se definir como músico especializado em acompanhamento, Custódio Castelo tem já editado um disco a solo, “Tempus” e prepara um segundo, “Ventus”, que diz procurar ser um hino à liberdade. Em 2010 ganhou o prémio Amália.
Retrospectiva | 16-02-2011
Ao Sporting Clube de Tomar só falta acreditar no seu valor
Nuno Lopes, 39 anos, tem uma vida dedicada ao hóquei. Primeiro como jogador e desde os 30 anos como treinador. Está em Tomar há cinco épocas, à frente do Sporting Clube, e ajudou a cumprir o sonho do regresso à I Divisão Nacional de hóquei em patins. Diz que à equipa e a alguns jogadores só lhes falta acreditar no seu valor.
Retrospectiva | 16-02-2011
Maria do Céu Albuquerque encara as dificuldades como desafios à sua criatividade
A câmara municipal de Abrantes nunca andou longe. Quando era criança ia lá com o pai que era Encarregado-Geral. Conhece alguns funcionários desse tempo. Mais tarde, na escola secundária, teve como professor de Filosofia o próprio presidente do executivo. Foi a convite dele que aceitou ser vereadora. Agora, depois de eleita com maioria absoluta, quer criar um estilo próprio de gestão.
Retrospectiva | 16-02-2011
“Sempre me senti parte de cada uma das famílias que habitam nas minhas paróquias”
Fez o noviciado em Itália, estudou Teologia em Inglaterra e foi missionário na África do Sul na altura da transição do regime de apartheid para a democracia. Experiências que sempre encarou de mente aberta. Há 15 anos assentou em Tomar e o seu trabalho é elogiado e considerado inovador.
Retrospectiva | 16-02-2011