uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Detido por agressão a polícia no Forte da Casa

São cada vez mais frequentes estas situações porque se perdeu o respeito nesta sociedade cada vez mais apressada e sem valores. Antigamente ensinava-se a ter respeito pelas autoridades e pelos mais velhos. Às vezes havia medo. Agora nem uma coisa nem outra. Passou-se de um extremo para o outro, sem fronteiras e sem meio-termo. As pessoas andam nervosas, ou mal-educadas, e descarregam nos polícias, tidos como tiranos e os culpados do mundo, do estado do país, das decisões do Governo.
Num Estado, numa sociedade em que não há respeito o abismo é o caminho que se apesenta mais fácil. Não sou a favor da repressão policial por dá cá aquela palha mas também não se deve transformar a imagem da polícia numa espécie de saco de pancada. E de quem é a culpa disto? Da educação que é dada (ou não) aos jovens, dos maus exemplos, da permissividade dos governantes, da instabilidade nas carreiras dos polícias, que os deixa desmotivados.
Compreendo que ser polícia hoje não deve ser fácil. Uma profissão mal paga para os riscos que comporta. Também é certo que a imagem da polícia, ou má imagem, muitas vezes também vem de dentro da instituição e é criada por quem enverga uma farda. Só com uma sociedade mais respeitadora, tolerante, informada e formada se pode combater situações como esta. Haja esperança.
Mário Bento

Mais Notícias

    A carregar...