uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Comissão de ambiente de Alhandra não funciona há mais de um ano

Presidente da junta admite que as comissões funcionam “debilmente”

A comissão de ambiente da Assembleia de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, que serve como “olho atento” aos possíveis incumprimentos ambientais das fábricas da zona, não funciona nem reúne os seus membros há mais de um ano.
Uma situação denunciada na última assembleia de freguesia pelo eleito socialista João Vendrell, que disse ser desejável um “maior respeito pelos eleitores” e lembrou que as questões do ambiente em Alhandra têm uma importância determinante. “Os dados recentes sobre a poluição da Cimpor não são novidade. A novidade é que a actuação da comissão tem sido nula, não tem funcionado, e isto exigia de todos uma abordagem responsável”, notou.
O presidente da junta de freguesia, Mário Cantiga (CDU), admitiu que as comissões da assembleia têm funcionado “debilmente” e que a de ambiente não fez mais do que uma ou duas reuniões desde o início do mandato. “Mas também consideramos que o maior trabalho nesse sentido tem sido feito pela comissão de acompanhamento ambiental constituída pela câmara municipal e nessa nunca temos faltado com a nossa intervenção. Há três ou quatro meses que a fábrica da Cimpor está parada e sem produção, por isso não temos tido nenhumas queixas sobre a qualidade do ar”, explicou o autarca, que lembrou que há “outros casos” de poluição grave na vila sem ser apenas da cimenteira. Um dos mais recentes, que envolveu até um projecto de resolução no Parlamento com vista à avaliação da qualidade do ar na freguesia, dizia respeito a uma fábrica de produção de óleos.

Mais Notícias

    A carregar...