Vencedores do concurso Incubar+Lezíria receberam prémios
Projecto é dinamizado pela Nersant, Instituto Politécnico de Santarém, Agrocluster Ribatejo e Desmor e visa distinguir as melhores ideias de negócio.
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém entregou na terça-feira, 25 de Outubro, os prémios aos vencedores do primeiro concurso de ideias de negócio Incubar+Lezíria, numa sessão que decorreu no Hotel dos Templários, em Tomar, e antecedeu a entrega do prémio Galardão Empresa do Ano, promovido pela Nersant e por O MIRANTE.
Led Up, projecto apresentado pelo promotor Frederico Conde Vieira, Tauroburguer, projecto apresentado pelos promotores Manuel Gomes e Luís Figueiredo e Vegan Cheesy, apresentado por Mónica Venda foram os vencedores deste concurso que recebeu 31 candidaturas. O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e a presidente da direcção da Nersant, Maria Salomé Rafael, entregaram as distinções.
O projecto Led Up, candidatado na área da Energia, consiste na concepção e desenvolvimento de painéis de difusão luminosa utilizando a tecnologia LED, para aplicação sobretudo na iluminação pública, com características específicas de difusão da luz, eficiência energética superior ao que existe no mercado e com sistema de isolamento de elevada resistência às condições meteorológicas adversas.
O projecto Tauroburguer, apresentado nas áreas da Alimentação e Recursos Naturais, é dedicado à valorização da carne de raça brava do Ribatejo (produto com Denominação de Origem Protegida) através da adopção de um conjunto de inovações de produto e de marketing que permitirão acrescentar valor a um produto totalmente identificado com a Lezíria do Tejo e com a Charneca Ribatejana.
O projecto Vegan Cheesy, apresentado na área da Agroindústria e Alimentação, pretende fabricar e comercializar produtos vegetarianos, sem qualquer adição de ingredientes de origem animal, criando sobretudo alternativas ao tradicional queijo preparado com lacticínios.
Os projectos empresariais vencedores foram seleccionados de um conjunto de 31 candidaturas. O concurso atribui já um conjunto de benefícios aos três projectos vencedores, nomeadamente a pré-incubação física para desenvolvimento do projecto, em sistema de co-working reservado por um período de três meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a incubação física (pós-início de actividade) em sistema de co-working reservado por um período de seis meses na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a participação num programa de aceleração da Startup Santarém apoiado por uma equipa de consultores e mentores de referência, a participação no Nersant Business e ainda uma bolsa monetária para transformação da ideia em iniciativa empresarial durante três meses.