uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
EPSM reforça rede de parcerias internacionais
Duarte Bernardo - Presidente da Direção da Escola Profissional de Salvaterra de Magos

EPSM reforça rede de parcerias internacionais

“(...) As escolas profissionais têm, ao longo de quase três décadas, desenvolvido um trabalho sólido, focado na articulação com o tecido empresarial e na aposta num ensino de proximidade”.

A maior riqueza de uma sociedade reside na sua capacidade de saber utilizar o conhecimento adquirido e transformá-lo em valor acrescentado. É com base nesta premissa que as escolas profissionais têm, ao longo de quase três décadas, desenvolvido um trabalho sólido, focado na articulação com o tecido empresarial, na aposta num ensino de proximidade, na personalização do trabalho que desenvolvemos como um elemento preponderante para o sucesso.
Os prémios nacionais e internacionais nas mais diversas áreas de formação, os resultados alcançados em termos das taxas de conclusão, absentismo ou empregabilidade, complementados com o sucesso profissional dos nossos alunos, refletem isso mesmo.
É incontornável que o ensino profissional é, hoje, um desígnio do Governo enquanto política educativa e uma opção para muitos dos jovens que ingressam no ensino secundário, possibilitando-lhes uma entrada sustentada no mercado de trabalho e, simultaneamente, o acesso ao Ensino Superior, com provas dadas nos dois setores.
A diferenciação desta oferta formativa assenta, essencialmente, na sua dupla certificação, garantida através da forte aposta na vertente prática e tecnológica de cada curso, complementada com um período alargado de formação em contexto de trabalho realizado especificamente em empresas da área.
Sabemos que a formação para lá das quatro paredes é tão ou mais importante que a ministrada nas salas de aula. Cada vez mais, a formação circunscrita à sala de aula se revela insuficiente e, em alguns casos, até menos eficiente no desenvolvimento de determinadas competências. Concomitantemente, a Educação e Formação Profissional é tanto mais rica quanto maior for a complementaridade entre as instituições de ensino e formação e a sociedade. As escolas, e as formações que ministram, são tanto mais ricas quanto mais forte e abrangente for a sua rede de parceiros.
Numa sociedade cada vez mais global, é essencial diversificar e expandir esta rede, apostando na internacionalização. Nos últimos anos, a EPSM tem reforçado a sua rede de parcerias internacionais, intensificando o desenvolvimento de trabalhos de investigação e conceção, em colaboração com escolas de diferentes países. Simultaneamente, tem também ampliado o número de estágios internacionais, permitindo aos mais jovens o contacto direto com novos e diferentes filosofias/métodos de ensino e técnicas pedagógicas.
Há, atualmente, um enorme sentimento de orgulho e dever cumprido por parte das escolas profissionais do país. Acredito, porque tenho plena consciência do trabalho que temos vindo a desenvolver, que estes resultados estão intrinsecamente correlacionados com a capacidade de reação das escolas profissionais face às constantes mutações no sistema e políticas de ensino.
Duarte Bernardo
Presidente da Direção da Escola Profissional de Salvaterra de Magos

EPSM reforça rede de parcerias internacionais

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques