Ensino de proximidade beneficia preparação para o mercado de trabalho
“No ano letivo 2018/2019 a ESSS irá abrir pela primeira vez um curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Apoio Domiciliário”.
A Escola Superior de Saúde de Santarém desenvolve a sua atividade no domínio da saúde, no âmbito da formação e aprendizagem ao longo da vida, da investigação, da difusão e transferência de conhecimentos e da participação em redes de cooperação, nacionais, estrangeiras e internacionais.
É uma escola de excelência considerada, a nível nacional e internacional, como instituição de referência no espaço geográfico da educação superior no domínio da saúde, nomeadamente no ensino de enfermagem.
A ESSS aposta num ensino de proximidade, uma característica que faz a diferença do ponto de vista da preparação para o mercado de trabalho.
A oferta formativa da ESSS, a nível da licenciatura, é exclusivamente dedicada ao curso de enfermagem. A diversificação fica reservada para os cursos de mestrado e de pós-graduação.
Ao nível das pós-licenciaturas, é possível obter uma especialização em áreas específicas: enfermagem comunitária, enfermagem de reabilitação, enfermagem de saúde materna e obstetrícia (ESMO), enfermagem de saúde infantil e pediatria.
Oferece igualmente cursos de mestrado em enfermagem comunitária e ESMO, bem como em Gestão de Unidades de Saúde em parceria com a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém.
Conta igualmente com um curso de mestrado Erasmus Mundus em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos no âmbito de um consórcio internacional com a Universidade de Oviedo (Espanha), a Universidade de Napier (Escócia), o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade de Faro.
No ano letivo 2018/2019 a ESSS irá abrir pela primeira vez um curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Apoio Domiciliário que visa qualificar técnicos para gerir intervenções promotoras da satisfação de necessidades fisiológicas, de segurança e sociais da pessoa, ao longo da vida, em contexto domiciliário, visando o seu bem-estar e a qualidade de vida.
Atualmente, a ESSS desenvolve um conjunto de projetos de investigação e de extensão à comunidade através da Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde (UMIS), com enorme dinamismo junto da comunidade social, académica e científica. Refere-se, neste particular, o projeto Your PEL (Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem), que mereceu financiamento no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e outros que podem ser consultados no site da UMIS, integrado no portal da Escola.
Isabel Barroso
Professora Coordenadora
Diretora da Escola Superior
de Saúde de Santarém