uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vereadora da Câmara de Santarém renuncia a cargo que nunca chegou a exercer
Cláudia Coutinho

Vereadora da Câmara de Santarém renuncia a cargo que nunca chegou a exercer

Cláudia Coutinho, eleita pelo PSD, tomou posse após as eleições autárquicas mas nunca chegou a assumir funções, tendo pedido contínuas suspensões de mandato.

A vereadora da Câmara de Santarém Cláudia Coutinho, eleita pelo PSD, pediu a renúncia ao mandato, que foi comunicada na reunião do executivo municipal de segunda-feira, 2 de Julho. A autarca, que tomou posse após as eleições autárquicas de 1 de Outubro de 2017 mas nunca chegou a exercer funções, justifica a sua decisão com o facto de continuar a residir em Angola, onde vive com o marido e filhos.
Desde que tomou posse que Cláudia Coutinho foi pedindo sucessivas suspensões de mandato. Foi sendo substituída no executivo por Ricardo Rato, que tem a seu cargo diversos pelouros e assim garante a sua continuidade na vereação. No mandato 2013-2017, Cláudia Coutinho trabalhou no gabinete da presidência e era uma das pessoas de confiança do presidente Ricardo Gonçalves.
Na carta enviada ao presidente da Câmara de Santarém e dada a conhecer a toda a vereação, Cláudia Coutinho justifica que a renúncia ao mandato “fundamenta-se em razões da minha vida pessoal, nomeadamente o ter que permanecer fora de Portugal, por tempo que não consigo determinar”.
Cláudia Coutinho agradece o convite para integrar a lista do PSD e diz que foi uma decisão “muito séria e dolorosa”, mas que “não poderia deixar de tomar pela dinâmica a que a vida me obrigou”. E reforça: “uma decisão difícil, mas que cumpre, integralmente, a total honestidade e razão de dever íntegro: verdadeiros alicerces da prática da política e da sociedade”.
Na reunião de câmara de segunda-feira, o presidente Ricardo Gonçalves deixou o agradecimento público a Cláudia Coutinho pela dedicação no tempo em que trabalhou na Câmara de Santarém, definindo-a como “uma mulher de grande carácter”.
Já o vereador Rui Barreiro (PS) criticou que a notícia da renúncia tenha saído primeiro na comunicação social e, ressalvando a amizade que tem por Cláudia Coutinho, não deixou de lamentar o sucedido. “A situação já era assim à data da sua candidatura e ao aceitar integrar a lista do PSD criou expectativas junto dos eleitores”, disse, referindo que apesar de ter sido eleita nunca chegou a exercer funções de vereadora.

Vereadora da Câmara de Santarém renuncia a cargo que nunca chegou a exercer

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques