
Festival da Terceira Idade assinala Dia do Idoso na Misericórdia de Pernes
Participaram na festa mais de meio milhar de seniores de 15 instituições da região.
A Santa Casa da Misericórdia de Pernes assinalou o Dia do Idoso com o Festival da Terceira Idade, que decorreu na sexta-feira, 28 de Setembro. O evento juntou mais de meio milhar de seniores de cerca de 15 instituições da região de Santarém, que participaram, ao longo do dia, em diversas actividades de convívio e partilha.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Manuel João Frazão, disse a O MIRANTE que o festival pretendeu, de forma muito simples, celebrar o Dia do Idoso, embora a sua data oficial seja 1 de Outubro. “A última actividade, que ficou para o fim do festival, foi recorrer às suas memórias e tornar os nossos idosos mais felizes com artistas que cantam canções que eles tanto gostam”, referiu. O evento contou no final com o grupo Sons do Minho, que animou o resto da tarde. Antes, a tuna Arriba-Ó-Tunapikas, composta por estudantes de Enfermagem, também marcou o dia com as suas músicas e boa disposição.
Manuel Frazão sublinhou que o Dia do Idoso na Santa Casa da Misericórdia de Pernes “é um dia diferente mas pouco”, porque, sublinha, a instituição “faz com que os idosos se sintam felizes todos os dias”. Ali são desenvolvidas actividades destinadas a essa faixa etária e há também iniciativas no exterior, como o passeio que recentemente teve como destino Fátima e Nazaré.
O provedor da Misericórdia de Pernes tem consciência de que um dos problemas da sociedade actual é a solidão e o isolamento a que estão sujeitos os mais velhos, nomeadamente os que não contam com uma rede familiar coesa e próxima. “Os mais velhos naturalmente têm um grave problema, que é o das suas famílias, no quadro da vida moderna, não terem tempo para estar com eles e conviver com eles, quer seja durante o dia quer seja durante a noite”, constata Manuel Frazão. E acrescenta: “A grande fragilidade que os idosos têm é a solidão da noite e essa só pode ser combatida vindo eles para as instituições. É por esta panóplia de actividades que os idosos sentem a necessidade de vir para as instituições e misericórdias do nosso país”.

Mais Notícias
Destaques

Bonduelle é uma referência na agro-indústria que aposta na inovação

Leais & Oliveira é uma empresa familiar com talento para as exigências do mercado

Mundifer tem uma equipa profissional e um bom ambiente de trabalho

TrimNW é uma empresa de Santarém à conquista do mercado europeu

Gonçalo Pereira é o inventor do primeiro Gin com identidade ribatejana

Renova abriu fábrica em França para estar mais perto do centro da Europa

Valter Carvalho começou a acompanhar o pai na oficina quando tinha dez anos

Roques Vale do Tejo é a distribuidora mais antiga da marca Renault

Borrego Leonor & Irmão S.A. é uma referência no sector agrícola

“O meu vício é ver a Festivo Começo a crescer”

CTR tem mais de 40 patentes em 15 países
