Cavaleiro Andante

Regresso ao passado.
A tuna Arriba-Ó-Tunapikas, composta por estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém, animou o Festival da Terceira Idade organizado pela Misericórdia de Pernes. O Cavaleiro Andante registou a presença da juventude mas também a desactualização do estandarte da tuna, pois a escola há já alguns anos que deixou de ser de Enfermagem para se passar a chamar Escola Superior de Saúde. Mas, enfim, como se vivia um dia de apego à memória e de algum saudosismo, a coisa até se enquadrou no espírito do momento e passou despercebida...
Cavaleiro Andante | 10-10-2018

Silêncios e alvoroços.
O Governo tem estado debaixo de fogo nas últimas semanas devido aos problemas financeiros que afectam o Hospital Distrital de Santarém. CDS, PSD e o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), têm zurzido forte e feio nesta política de austeridade mal dissimulada (que o anterior Governo PSD/CDS praticava à descarada), e particularmente no ministro das Finanças Mário Centeno, o homem que não há meio de abrir os cordões à bolsa. O Cavaleiro Andante regista que as férias de Verão parecem ter dado alma nova a alguns partidos, enquanto outros, mais à esquerda, parecem ter enfiado a viola no saco, talvez com medo de desafinarem a “geringonça”...
Cavaleiro Andante | 10-10-2018

Duas retretes no coração do Ribatejo.
A Chamusca tem duas retretes nojentas no centro da vila a substituírem há séculos os sanitários do mercado municipal que foram fechados a tijolo e ninguém sabe quando abrem, porque na Chamusca os políticos têm vidas muito agitadas, e trabalhar é perigoso. Paulo Queimado, o capataz da Chamusca, também conhecido como presidente da câmara, prepara-se para pagar, do dinheiro público, mais uma corrida de toiros ao benemérito empresário da praça da terra mas, pobre de Deus, não tem dinheiro, nem vagar, nem vergonha, para abrir os sanitários do mercado ao povo da terra. Há no coração do Ribatejo vila mais pobre e desgovernada que esta?
Cavaleiro Andante | 09-10-2018

Uma pechincha que ninguém quer.
A hasta pública para vender o antigo carro do presidente da Câmara de Ourém pelo valor base de quatro mil euros ficou deserto e o município vai abrir uma nova hasta pública pelo mesmo valor. O automóvel, um BMW 520, já tem 16 anos e mais de 800 mil quilómetros, o que pelos vistos afasta potenciais interessados... Talvez para museu municipal sirva!
Cavaleiro Andante | 08-10-2018

Tão natural como a natureza.
O director de Segurança Social da Santarém, Renato Bento (à esquerda na foto), esteve presente no encontro da terceira idade que decorreu na Santa Casa da Misericórdia de Pernes, no dia 28 de Setembro, e quando convidado a participar num brinde ergueu uma garrafa de água para dar uma imagem de bem comportadinho. Para azar dele o Cavaleiro Andante estava por perto e apanhou-lhe a mini que ele tinha na outra mão quando ele a tentava esconder. Click!
Cavaleiro Andante | 06-10-2018


A muleta vermelha.
A bancada do PSD na Assembleia Municipal de Coruche apresentou na última sessão desse órgão autárquico uma proposta de recomendação ao executivo camarário que, basicamente, defendia a oferta dos livros escolares aos alunos do concelho até ao 12º ano de escolaridade, a aplicar já neste ano lectivo. A proposta foi chumbada pela maioria socialista com a ajuda da bancada comunista. Facto que levou o PSD a emitir um comunicado onde considera que, “tal como acontece a nível nacional, em Coruche os comunistas, apesar da crítica permanente ao executivo, servem invariavelmente de muleta em todas as votações”. No caso, uma muleta vermelha, que convém não confundir com a “maleta vermelha” muito popular entre o sexo feminino...
Cavaleiro Andante | 05-10-2018


Trocas e baldrocas.
O Bloco de Esquerda continua a implementar a rotatividade do seu eleito na Assembleia Municipal de Santarém e, na última sessão, o feliz contemplado foi Paulo Chora, que já é pelo menos o terceiro eleito do BE nesse órgão em menos de um ano de mandato. Aliás, rotatividade e Paulo Chora fazem todo o sentido na mesma frase, pois em anteriores mandatos Chora já foi autarca da CDU/PCP e do movimento independente Mais Santarém, tendo, provavelmente, o passaporte político mais carimbado do concelho. E vamos ver se pára por aqui…
Cavaleiro Andante | 04-10-2018

Destaques

Bonduelle é uma referência na agro-indústria que aposta na inovação
A Empresa do Ano é a Bonduelle Portugal, Agro-indústria S.A. A fábrica de Santarém é a única do grupo e também constitui caso único em Portugal. Produz anualmente cerca de 30 mil toneladas de legumes processados ultracongelados.
Edição de 04-10-2018

Leais & Oliveira é uma empresa familiar com talento para as exigências do mercado
Leais & Oliveira, de Moreiras Grandes, Torres Novas, recebeu o galardão PME do Ano 2017. Foi fundada em 1986. Empresa produz diverso mobiliário urbano nomeadamente bancos, mesas e pérgulas, em betão a imitar madeira.
Edição de 04-10-2018

Mundifer tem uma equipa profissional e um bom ambiente de trabalho
Mundifer distinguida com o Galardão Micro Empresa do Ano. Para a empresa o mais importante na sua estrutura são os recursos humanos. Tem uma equipa que foi criada com grande critério ao longo dos anos.
Edição de 04-10-2018

TrimNW é uma empresa de Santarém à conquista do mercado europeu
TrimNW recebeu o Galardão Empresa Com Maior Crescimento. “Somos pessoas muito pragmáticas e focadas na produção. As decisões são tomadas em conjunto e não somos nada impulsivos. Os negócios fazem-se desde que a gente corra atrás deles”.
Edição de 04-10-2018

Gonçalo Pereira é o inventor do primeiro Gin com identidade ribatejana
Gonçalo Pereira recebeu o Galardão Jovem Empresário do Ano. Filho de lavradores conhece desde criança as dificuldades do sector agrícola e diz que isso foi algo que o marcou para a vida.
Edição de 04-10-2018

Renova abriu fábrica em França para estar mais perto do centro da Europa
Renova é a Empresa mais Exportadora do Ano. Empresa é procurada pela irreverência que transmite através dos seus produtos e também para criar soluções específicas, feitas por medida, para determinados clientes.
Edição de 04-10-2018

Valter Carvalho começou a acompanhar o pai na oficina quando tinha dez anos
Valter Carvalho, gerente da Aníbal Carvalho e Filhos, recebeu o Galardão Carreira Empresarial. Empresário começou aos 10 anos de idade a acompanhar o pai na oficina de mecânica automóvel. Cresceu entre ferramentas, peças e carros para reparação
Edição de 04-10-2018

Roques Vale do Tejo é a distribuidora mais antiga da marca Renault
A Roques Vale do Tejo é a distribuidora mais antiga da marca Renault na Península Ibérica.
Edição de 04-10-2018

Borrego Leonor & Irmão S.A. é uma referência no sector agrícola
Empresa tem apostado nas marcas líder de mercado nos seu segmentos trabalhando com algumas delas há dezenas de anos
Edição de 04-10-2018

“O meu vício é ver a Festivo Começo a crescer”
Festivo Começo é uma empresa de sucesso que nasceu da extinção da antiga Confeitaria Mirene. Vítor Rego é o seu mentor.
Edição de 04-10-2018

CTR tem mais de 40 patentes em 15 países
CTR - Consultoria, Técnica e Representações Lda, tem sede em Samora Correia e foi fundada por Pedro Queiroz Vieira
Edição de 04-10-2018

Os empresários têm de saber gerir o stress
Vitor Paulo Martins, Médico Cardiologista e Arritmologista, director clínico da Clínica do Coração
Edição de 04-10-2018