Falta de transportes públicos na região é muito boa para a economia
Não há praticamente transportes públicos rodoviários no distrito de Santarém. São poucos durante os dias da semana e são raríssimos aos fins-de-semana. Este problema tem vindo a agravar-se e percebe-se que poucos se interessem pelo assunto. Afinal, sem transportes públicos há muita gente a lucrar.
Lucra quem vende automóveis, porque só com carro é que alguém consegue deslocar-se, seja para o trabalho ou para ir a qualquer lado. Lucram os bancos e entidades de financiamento que emprestam dinheiro para compra de viaturas, lucram as oficinas e as empresas que vendem componentes para os automóveis, lucram as gasolineiras e lucra o Estado que arrecada mais receitas fiscais com o aumento de automóveis em circulação.
E se toda a gente lucra porque há-de o Estado investir no apoio a uma rede eficaz de transportes públicos? E a pouco e pouco faz cada vez menos sentido criá-la. Afinal quem já tem carro e se habituou às vantagens que ele dá em termos de horários, por exemplo, não vai prescindir dele para andar de autocarro.
Veja-se por exemplo o que aconteceu, por exemplo, com uma carreira que foi criada pela Rodoviária do Tejo, entre os hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo (Torres Novas e Abrantes). Foi cancelada devido à falta de passageiros porque só foi criada quando todos os enfermeiros e auxiliares que trabalham por turnos já tinham comprado carro...pois claro!
Rolando Manuel de Freitas
Mais Notícias
Destaques

Bonduelle é uma referência na agro-indústria que aposta na inovação

Leais & Oliveira é uma empresa familiar com talento para as exigências do mercado

Mundifer tem uma equipa profissional e um bom ambiente de trabalho

TrimNW é uma empresa de Santarém à conquista do mercado europeu

Gonçalo Pereira é o inventor do primeiro Gin com identidade ribatejana

Renova abriu fábrica em França para estar mais perto do centro da Europa

Valter Carvalho começou a acompanhar o pai na oficina quando tinha dez anos

Roques Vale do Tejo é a distribuidora mais antiga da marca Renault

Borrego Leonor & Irmão S.A. é uma referência no sector agrícola

“O meu vício é ver a Festivo Começo a crescer”

CTR tem mais de 40 patentes em 15 países
