
Troço da EN114 em Santarém deve reabrir em meados de Outubro
Informação partiu da empresa pública Infraestruturas de Portugal. Quatro anos depois do encerramento ao trânsito dessa via, estarão reunidas as condições de segurança para permitir o tráfego automóvel no trajecto entre a cidade e a Ribeira de Santarém.
O troço da Estrada Nacional (EN) 114 que liga Santarém à Ribeira de Santarém e à ponte D. Luís, encerrada ao trânsito desde Agosto de 2014 devido a um deslizamento de terras na encosta de Santa Margarida, deverá reabrir em meados de Outubro.
Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) disse que, concluída a intervenção promovida pela Câmara de Santarém naquela encosta, a reabertura da estrada está dependente de uma avaliação e de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que confirme estarem reunidas as condições para ser retomada a circulação.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse que a IP “não abre a estrada se não quiser”, uma vez que foram concluídas as obras identificadas como necessárias para suster a encosta e garantir a segurança na via, situação que, afirmou, está atestada pelos técnicos do município. “A estrada não é nossa e não vou aceitar mais o ónus para o município de Santarém”, declarou, remetendo para a IP a responsabilidade pela continuação da interdição.
Na resposta à Lusa, a IP afirma que a decisão de encerramento foi “sustentada num relatório do LNEC que recomendava o encerramento da EN114 até que fossem executadas as obras necessárias nas encostas de Santarém, de modo a conter, no caso de novos deslizamentos, a invasão de terras neste troço de estrada”.
“Desta forma, a reabertura ao trânsito da EN114 só deverá acontecer após nova inspecção do LNEC, que confirme que os trabalhos efetuados permitiram corrigir/mitigar os riscos de novas derrocadas sobre a estrada”, acrescenta. A empresa diz estar “já a executar alguns trabalhos na EN114, nomeadamente ao nível de ceifas, desmatações e limpezas e de substituição da sinalização vertical de código”.
Seguir-se-ão “intervenções de pavimentação e de marcação horizontal em toda a extensão do troço que se encontra encerrado ao tráfego”, trabalhos que a IP espera concluir até “meados” do mês de Outubro, altura em que espera ter já o parecer do LNEC.

Mais Notícias
Destaques

Bonduelle é uma referência na agro-indústria que aposta na inovação

Leais & Oliveira é uma empresa familiar com talento para as exigências do mercado

Mundifer tem uma equipa profissional e um bom ambiente de trabalho

TrimNW é uma empresa de Santarém à conquista do mercado europeu

Gonçalo Pereira é o inventor do primeiro Gin com identidade ribatejana

Renova abriu fábrica em França para estar mais perto do centro da Europa

Valter Carvalho começou a acompanhar o pai na oficina quando tinha dez anos

Roques Vale do Tejo é a distribuidora mais antiga da marca Renault

Borrego Leonor & Irmão S.A. é uma referência no sector agrícola

“O meu vício é ver a Festivo Começo a crescer”

CTR tem mais de 40 patentes em 15 países
