Edição de 2024.02.29
Especial Retrospectiva
Uma referência na formação porque o talento sozinho não faz campeões
A associação que faz voar atletas há quase 27 anos é reconhecida nos quatro cantos do mundo por ser a principal responsável na organização da Scalabiscup, uma prova que reúne centenas de ginastas de todo o mundo. O presidente da direcção do Gimno Clube de Santarém, Fernando Gaspar, fala da importância da formação desportiva nas crianças e jovens e do papel dos pais neste processo.
O MIRANTE | 07-03-2024
O clube de atletas e dirigentes sonhadores que não tem medo de afrontar os gigantes
No ano em que celebra meio século de vida a União Desportiva e Cultural de Aldeia do Sobralinho (UDCAS), do concelho de Vila Franca de Xira, mantém o sonho de continuar a crescer. O kempo é a sua modalidade bandeira e que em 2023 arrebatou 300 pódios na Europa, feito que quer ultrapassar este ano. Numa terra pequena, onde toda a gente se conhece, os dirigentes preservam a ideia de que o clube tem de ser um elo de ligação identitária que preserve a história e as raízes de um povo. Nesta entrevista participam a presidente da direcção, Ana Castro Gomes, e o treinador de kempo e vice-presidente, Nuno Grilo.
O MIRANTE | 07-03-2024
Banda da Carregueira é o maior património cultural do concelho da Chamusca
Fundada a 30 de Maio de 1930 a Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio Carregueirense “Vitória” é a única banda de música e uma das maiores e mais emblemáticas associações do concelho da Chamusca. Para além da banda, tem uma escola de música com mais de 30 alunos, uma banda juvenil e um grupo de animação de rua. Eduarda Caetano é a nova presidente da associação depois de suceder a Hélder Silva, que liderou a colectividade durante oito anos.
O MIRANTE | 07-03-2024
Um grupo sem tabus que faz teatro para mudar mentalidades
O fascínio do palco levou Joaquim Salvador a reunir um grupo de amigos para fazer teatro. Os Revisteiros começaram em 1986, em Samora Correia, e nunca mais pararam. Hoje têm um público fiel e levam à cena espectáculos, revistas e animação para todas as idades. Joaquim Salvador recorda-se de uma Samora Correia conservadora e congratula-se com a mudança de mentalidades proporcionada através dos Revisteiros, um grupo sem tabus, tal como o seu fundador.
O MIRANTE | 06-03-2024
Quem dirige uma instituição social tem de envolver toda a equipa no projecto
A Cerci Flor da Vida é uma instituição que marca a diferença na área da deficiência com valências em Azambuja e Alenquer e que se prepara para entrar no concelho do Cartaxo. O presidente da direcção, José Manuel Franco, fala na falta de respostas para as pessoas com deficiência, nos apoios que são insuficientes e alerta que gerir uma instituição de cariz social implica espírito de liderança e trabalho em equipa.
O MIRANTE | 06-03-2024
Falta de alojamento é um problema para a contratação de pessoas qualificadas
Purificação Reis é a presidente da ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima desde 2019 mas há vários anos que está ligada à estrutura. É a primeira mulher no cargo. Formou-se em Lisboa, onde ainda chegou a trabalhar, mas logo que conseguiu rumou a Fátima, onde continua a residir. Durante 18 anos ajudou a desenvolver a Escola Profissional de Ourém e depois a INSIGNARE - Associação de Ensino e Formação, como professora e acumulando durante dez anos com as funções de directora executiva. É uma mulher que preza a tranquilidade e que considera que há outras formas de se atingirem objectivos sem ser a barafustar.
O MIRANTE | 06-03-2024
O professor que lidera o município de Abrantes sem medo de decisões polémicas
Manuel Jorge Valamatos, 58 anos, tem uma carreira de duas décadas na política autárquica. É actualmente o presidente da Câmara de Abrantes e orgulha-se do rumo que tem traçado para o concelho com o apoio do seu executivo. De personalidade vincada e uma energia inesgotável, o autarca tem na sua base uma forte ligação ao associativismo e ao ensino. Natural do Tramagal e filho de pais professores, admite estar a trabalhar para ser melhor presidente mas garante que nunca vai colocar de parte os seus princípios e valores só para ser politicamente correcto.
O MIRANTE | 05-03-2024
A psicóloga clínica que entrou na política para servir a causa pública
Catarina Pinheiro do Vale é psicóloga clínica e foi nessa qualidade que entrou para estagiar na Câmara de Benavente, em 2005. É vereadora eleita pela CDU há uma década e assumiu a presidência do município durante os quatro meses que Carlos Coutinho esteve a recuperar de doença. Aficionada convicta, é também presidente do Centro de Recuperação Infantil de Benavente, uma instituição que conheceu quando tinha oito anos de idade. A autarca considera-se uma mulher de afectos, assertiva nas alturas certas e tem no trabalho em equipa uma das suas melhores características.
O MIRANTE | 05-03-2024
Anabela Freitas não gosta da exposição pública e não se inibe de dizer o que pensa
Anabela Freitas era uma discreta militante socialista quando se candidatou à Câmara de Tomar e ganhou as eleições. Não gosta da exposição pública mas faz esse papel apesar de não se sentir confortável. Pessoa de convicções, que não gosta de meias palavras e diz o que pensa dentro e fora do partido, foi deputada e profissionalmente exerceu funções no Instituto de Emprego e Formação Profissional, tendo sido directora do Centro de Emprego de Tomar. Anabela Freitas diz que ter sido autarca foi o que mais gostou de fazer, mas que foi uma fase da sua vida da qual não tem saudades.
O MIRANTE | 05-03-2024
Quinta da Alorna há três séculos a resistir às heranças e ocupações
A Quinta da Alorna mantém-se desde 1723 porque é uma sociedade familiar que impede que se retalhem os 2600 hectares de terreno em grande parte ocupado por floresta, onde se faz agricultura e se produzem vinhos de excelência. A corajosa decisão dos familiares em não assumirem funções executivas, que estão entregues a um gestor, também contribuem para a estabilidade e prestígio. A quinta atravessou três séculos de mudanças e resistiu às ocupações do pós 25 de Abril de 1974 porque os trabalhadores defenderam-na como reconhecimento pelas condições que tinham muito acima da média.
O MIRANTE | 05-03-2024