Cultura | 13-05-2021 12:30

O feriado da Ascensão é a desculpa perfeita para ir aos toiros e rever amigos 

O feriado da Ascensão é a desculpa perfeita para ir aos toiros e rever amigos 
ESTAMOS EM ASCENSÃO
António Saraiva é um defensor das tradições da Quinta-Feira de Ascensão (foto DR)

António Saraiva, 56 anos, director adjunto da Motivo JCB.

Continua a apanhar-se a espiga mas a tradição de subir à capela do Senhor da Boa Morte, em Vila Franca de Xira, há muito que se perdeu na família de António Saraiva. Este ano, com a pandemia a abrandar, e tendo em conta que nunca parou de trabalhar durante os sucessivos confinamentos, o director ajunto da empresa Motivo JCB, decidiu ir à Chamusca rever velhos amigos e assistir à tradicional corrida de toiros de Quinta-Feira de Ascensão.

Mas antes, António Saraiva, irá com a sua mãe, Amélia Saraiva, de 81 anos, apanhar o tradicional ramo de espigas de trigo, papoilas e um ramo de oliveira para trazer sorte, nos campos floridos da Quinta da Granja, nas Cachoeiras, onde vive.

O habitual em Vila Franca de Xira era rumar a pé e em família até à capela do Senhor da Boa Morte, em Povos, apanhar a espiga pelo caminho, assistir à missa e no final estender a toalha no campo dando assim início a uma tarde de convívio com copos e petiscos à mistura. Um programa de feriado em família que no caso da sua há muito que deixou de existir.

“Se bem me recordo a última vez que subi ao Senhor da Boa Morte andava no liceu”, diz consciente que, tal como ele, grande parte da população daquele concelho ribatejano se tem vindo a esquecer do caminho que dava outro sentido ao feriado que na religião católica assinala a ascensão de Jesus Cristo ao céu.

“As tradições vão-se perdendo se não houver quem as dinamize e divulgue, mesmo as religiosas. E neste caso é isso que está a acontecer”, diz, considerando ser difícil reverter essa tendência que, felizmente, ainda não afectou o Colete Encarnado e a Feira de Outubro, outras duas festas do concelho das quais é adepto.

É durante essas festas que veste o traje de cavaleiro amador e monta um dos seus quatro cavalos para desfilar pelas ruas e correr as tertúlias da cidade. E é pelas saudades que tem de conviver com os amigos, os campinos e gentes ligadas ao campo, aos toiros e aos cavalos que este ano faz questão de ir passar o feriado à Chamusca, onde a Ascensão se festeja com também com actividades taurinas.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo