Cultura | 16-05-2021 20:00

A vida moderna está  a acabar com a tradição  de apanhar a espiga  

A vida moderna está  a acabar com a tradição  de apanhar a espiga  
ESTAMOS EM ASCENSÃO
Rancho Folclórico "Os Camponeses de Vale Brejo" é uma das colectividades do concelho de Azambuja que vai receber uma medalha de mérito municipal na Quinta-Feira de Ascensão

Até 2009 o Rancho Folclórico “Os Camponeses de Vale Brejo”, de Azambuja, promoviam um passeio relacionado com a Quinta-Feira de Ascensão.

O Dia de Ascensão, no concelho de Azambuja, para além de apanhar a espiga, era um dia para passear e conviver. Os membros do Rancho Folclórico Os Camponeses do Vale Brejo, como quem O MIRANTE esteve à conversa, recordam-se bem da tradição, que também incluía uma romaria a Santa Quitéria de Meca, no concelho vizinho de Alenquer, onde se levava o gado para ser benzido, tradição que começou a ser desaconselhada devido às doenças dos animais.


Recordam ainda que nesta data, também designada como o Dia da Espiga, as crianças tinham o costume de ir à apanha do ramo juntamente com os pais, pois era feriado e não havia escola. Actualmente, são só as pessoas mais velhas que ainda mantêm a tradição de apanhar o ramo da espiga, algumas em grupo, outras individualmente, mas já não existe o convívio de antigamente. Um dos locais para onde iam era a Quinta da Texuga por causa das searas de trigo.


Com a redução do número de agricultores no concelho deixou de haver tantas searas e por isso as espigas de trigo são hoje o componente mais difícil de conseguir, como recorda o presidente do rancho folclórico, Domingos Costa, que todos os anos faz questão de ir apanhar o ramo junto à sua casa, embora já não o guarde durante todo o ano, como fazia a sua avó, como ritual para atrair sorte.


Até 2009 o grupo promovia todos os anos um passeio relacionado com a data que acabava sempre com um piquenique e um bailarico, iniciativa que teve de terminar devido à ausência de muitos membros do rancho por motivos profissionais, visto que nem em todos os concelhos do país é feriado e há cada vez mais pessoas a trabalhar em Lisboa, por exemplo, e outros que têm profissões ligadas à indústria, onde se trabalha em qualquer dia da semana.


Este ano, o grupo, juntamente com outras colectividades culturais do concelho de Azambuja, vai receber uma medalha de mérito municipal no Dia de Ascensão, que em 2021 se celebra a 13 de Maio. O presidente do rancho lembra que o mesmo tem 48 anos de existência e que é uma felicidade ver reconhecido o seu trabalho de preservação das tradições do concelho.


Defende que seria bom se houvesse uma festa dedicada à Ascensão em Azambuja, tal como há noutros concelhos ribatejanos, embora saiba ser difícil uma vez que a data, que é feriado municipal, coincide habitualmente com a Feira de Maio, a festa maior do concelho.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo