uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mil e seiscentas crianças participaram no Cortejo dos Rapazes e abriram Festa dos Tabuleiros
Crianças dos jardins-de-infância e das escolas do primeiro ciclo do concelho de Tomar desfilaram no tradicional Cortejo dos Rapazes que se realizou na manhã de domingo, 30 de Junho

Mil e seiscentas crianças participaram no Cortejo dos Rapazes e abriram Festa dos Tabuleiros

Desfile começou na Mata dos Sete Montes e percorreu as ruas de Tomar

O Cortejo dos Rapazes, na manhã de domingo, 30 de Junho, foi o ponto alto do primeiro fim-de-semana da Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos em Tomar. Mil e seiscentas crianças dos jardins-de-infância e das escolas do primeiro ciclo do concelho desfilaram num cortejo que teve início na Mata dos Sete Montes. O ponto alto da festa acontece no domingo, 7 de Julho, com a saída de 748 tabuleiros (mais 58 que em 2015) – transportados à cabeça por raparigas trajadas de branco. A Festa dos Tabuleiros é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal.
A abertura das ruas ornamentadas com flores acontece esta quinta-feira, 4 de Julho. A Orquestra Típica de Ourém e os Funkoff animam essa noite. O Cortejo do Mordomo está marcado para sexta-feira, 5 de Julho, às 18h00. A Grande Corrida de Touros à Portuguesa está marcada para as 22h00. A banda RH+, Blaya e Wet Bad Gang actuam nessa noite. Os Cortejos Parciais dos Tabuleiros realizam-se a 6 de Julho (10h00), dias em que se disputam as finais dos jogos populares e se expõem os tabuleiros na Mata dos Sete Montes. No estádio municipal sobem ao palco a banda de Tomar Quinta do Bill e os Azeitonas. Nas Noites no Coreto actuam a banda K’Preta. À meia-noite há fogo-de-artifício.
No domingo, 7, destaque para o cortejo de coroas e pendões do Espírito Santo, que sai da Igreja da Misericórdia às 09h30, seguindo-se uma missa solene, pelas 10h30. No último dia da festa, a partir das 10h00 há a distribuição do bodo e vão ser entregues os prémios às ruas populares ornamentadas. Às 22h30 sobe ao palco do estádio municipal a fadista Ana Moura, havendo ainda o espectáculo com os Tomar-lhe o Gosto.
Os tabuleiros da festa de Tomar, únicos com esta forma nas tradicionais festas do Espírito Santo que se realizam um pouco por todo o país, têm na base um cesto de verga que é enfeitado com um pano bordado ou em renda. No cesto são espetadas cinco ou seis canas, dependendo da altura da rapariga que o vai transportar, que levam cinco ou seis pães (no total têm de ser obrigatoriamente 30), numa estrutura que é enfeitada com flores coloridas (papoilas e espigas são obrigatórias) e encimada com uma coroa que leva uma pomba branca ou a cruz da Ordem de Cristo.

Mil e seiscentas crianças participaram no Cortejo dos Rapazes e abriram Festa dos Tabuleiros

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques