Escola de Hotelaria de Fátima finalista dos prémios Education Hospitality Awards
A Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) está entre os finalistas nomeados para a categoria Inovação e Desenvolvimento dos prémios Education Hospitality Awards, promovidos pelo Fórum Turismo, com o projecto Gastronomia Hospitalar. O júri integra representantes do Fórum Turismo, Turismo de Portugal, ANESPO, RIPTUR, IEFP e Organização Mundial de Turismo. A EHF está entre os nomeados para o projecto Gastronomia Hospitalar, um novo conceito aliado à chamada ‘comida de hospital’, conhecida pelo uso mínimo de temperos e pouco embelezada do ponto de vista do empratamento, onde é possível fazer mais e melhor.
“É sabido que a alimentação hospitalar é alvo de críticas e rejeição por parte dos pacientes e da população em geral mas as refeições podem ter o toque de um chefe de cozinha contribuindo para uma maior satisfação do cliente. Este conceito trabalha o valor de uma alimentação adequada do ponto de vista nutricional, ao mesmo tempo que se constitui como instrumento fundamental no processo terapêutico, potenciando assim a evolução daquilo que geralmente se encontra num tabuleiro de hospital”, refere a EHF.
A directora executiva da Insignare, Carina João Oliveira, afirma ter a esperança que um dia, “num qualquer hospital, os doentes possam olhar para um tabuleiro de refeição e ter o agradável prazer de uma refeição de alta gastronomia, ficando conhecidos e procurados por esse bem receber”, sublinhou. Os projectos recebidos variaram desde projectos gastronómicos a projectos de aplicação no interior do país e projectos na área da sustentabilidade.