uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Colete Encarnado está a chegar e vai ser alargado a mais pontos da cidade
João Santos, José “Mimoso” e Alberto Mesquita na apresentação do programa do Colete Encarnado

Colete Encarnado está a chegar e vai ser alargado a mais pontos da cidade

Vila Franca de Xira recebe o maior certame do Ribatejo de 5 a 7 de Julho. A Câmara de Vila Franca de Xira volta a apresentar um programa que enche as medidas ao povo ribatejano. O campino mantém-se como figura central das festividades e a música vai ter este ano mais um palco para se fazer ouvir.

Vem aí a maior festa do concelho de Vila Franca de Xira e do Ribatejo, com corridas e esperas de toiros, noite da sardinha assada, concertos, fogo-de-artifício, exposições, tasquinhas, tertúlias e a tradicional homenagem ao campino. São as festas do Colete Encarnado que este ano se realizam nos dias 5, 6 e 7 de Julho e voltam a levar às ruas da cidade as tradições e identidade ribatejanas.
Por ser “o maior evento cultural promovido pela câmara municipal e uma das maiores festas tauromáquicas do Ribatejo”, o Colete Encarnado faz a cidade vibrar e encher-se de visitantes que podem desfrutar de “um programa pensado para agradar” a todos, destacou Alberto Mesquita, presidente do município, durante a apresentação do programa.
O ponto alto da festa e que a fez nascer há 87 anos é a homenagem ao campino, na tarde de sábado, 6 de Julho, na Praça Afonso de Albuquerque. José “Mimoso”, 76 anos, com raízes no Cartaxo e em Benavente, é o campino escolhido pelos seus pares, para este ano ser agraciado pelo seu mérito e trabalho nas lides da campinagem.
José “Mimoso” marcou presença na apresentação do programa e aproveitou para aguçar a curiosidade aos presentes contando alguns dos momentos mais marcantes da sua vida e que poderá ficar a conhecer na íntegra numa entrevista a O MIRANTE. O pampilho de honra é este ano inscrito com o nome do já falecido campino, Joaquim Luís Vicente.
“Esta é uma festa de reencontro e celebração da nossa identidade”. Mas é também “um trabalho de meses que exige planeamento e entrega de todos quantos fazem o Colete Encarnado”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, agradecendo de seguida a todos os que tornam a festa possível.

Fiscalização e ambiente

Alberto Mesquita aproveitou a ocasião para lembrar que durante os três dias vai ser reforçado o policiamento na cidade e que não haverá tolerância para quem cometer infracções. Neste sentido, aconselhou a utilização dos transportes ferroviários em alternativa aos automóveis, para aqueles que quiserem viver intensamente e sem preocupação os dias de festa. Para quem levar carro, haverá opções de estacionamento a norte e a sul da freguesia.
Também o vereador António Félix aproveitou o momento para alertar para o uso excessivo de copos de plástico. “Vai haver copos reutilizáveis e mais pontos de recolha na cidade”, adiantou, lamentando o estado deplorável em que ficam as ruas depois de uma noite de festa.

Música com dois palcos em pontos diferentes

Os concertos são outro dos pontos de atracção que têm levado à Avenida Pedro Victor uma grande quantidade de espectadores. No ano passado, a autarquia tinha deixado a preocupação de colocar um palco noutro ponto da cidade e este ano vai mesmo acontecer. Pela primeira vez vai ser instalado um palco na Praceta da Justiça (em frente ao tribunal), para evitar a concentração de pessoas numa única zona e alargar a festa a mais zonas da cidade, explicou o vereador António Félix.
Os Resistência, El Amir-Flamenco, R.A.Y.A. e Los Cavakitos são alguns dos nomes do vasto programa musical. Outros destaques vão para a Festa M80, na noite de sexta-feira, os Camisas Negras, Fanfarra D’Os Bichos e Pilha Galinhas, no sábado e a Banda Ligeira do Exército, com a participação de fadistas de Vila Franca de Xira a rematar a noite de domingo.

Colete Encarnado está a chegar e vai ser alargado a mais pontos da cidade

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques