uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Empresários devem ter mais sensibilidade para a componente financeira do negócio

Edição de 10.07.2019 | Economia

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 25 de Junho, em Santarém, o primeiro de 12 workshops direcionados para startups. “Literacia Financeira para Pequenos Negócios” foi o tema apresentado e que contou com a participação de cerca de 30 empresas da região.
António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant, dirigiu-se aos presentes explicando que a associação empresarial dispõe de uma equipa técnica de apoio ao empreendedorismo e o que tem percebido ao longo dos anos é que “grande parte dos empreendedores não tem sensibilidade para a componente financeira do seu negócio, o que acaba, muitas vezes, por comprometer o seu sucesso”. “Queremos empresas mais fortes do ponto de vista financeiro, motivo pelo qual esta sessão é da maior importância”, referiu ainda.
Após apresentação do Ribatejo InovFin, que financiou a sessão, a Nersant fez uma visita guiada aos principais conceitos de contabilidade e finanças, nomeadamente aos principais mapas financeiros utilizados e sua importância, e aos indicadores (KPIs) mais utilizados. O workshop foi ilustrado com um caso prático e todas as questões das empresas foram sendo esclarecidas e respondidas ao longo da sessão.
O Ribatejo InovFin é um projecto dinamizado pela Nersant e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.
Este foi o primeiro workshop do ciclo de capacitação para empreendedores, pequenos negócios e/ou startups, na área de literacia financeira. “Fundo de Maneio e Planeamento de Caixa”, “Planeamento”, “Controlo Orçamental”, “Eficiência de Processos Financeiros” e “Produtos Financeiros” são outras das temáticas a explorar em workshops para pequenos negócios, cuja calendarização e locais das próximas sessões estão disponíveis no portal do Ribatejo InovFin em www.inovfin.pt e no portal da associação em www.nersant.pt. As inscrições são gratuitas. Para mais informações sobre o projeto Ribatejo InovFin, os interessados podem consultar o portal do projeto em www.inovfin.pt.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques