uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nersant quer a tecnologia ao serviço das empresas
foto DR Luís Paulo Reis abordou as principais temáticas da inteligência artificial

Nersant quer a tecnologia ao serviço das empresas

Associação Empresarial da Região de Santarém debateu a inteligência artificial e blockchain em Abrantes

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém levou até Abrantes o projecto financiado Ribatejo InovFin, a fim de despertar as empresas desta região para a importância da tecnologia no seio das empresas. Inteligência artificial e blockchain foram o tema em debate, que contou com o contributo do professor especialista Luís Paulo Reis.
É inegável que a inteligência artificial e blockchain são duas das principais tecnologias que estão a acelerar o ritmo da inovação e a introduzir mudanças radicais em todos os setores da economia. A Nersant verificou, no entanto, que muitos dos empresários da região não estão ainda despertos para esta realidade, pelo que organizou em Abrantes uma sessão sobre a importância destas tecnologias.
Luís Paulo Reis, do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto, abordou as principais áreas de aplicação da inteligência artificial e do blockchain, bem como possíveis aplicações em contexto empresarial,
“Cada vez mais temos que perceber o que as máquinas querem dizer e o que elas podem fazer. Os dados e imagens que todos nós colocamos nas várias plataformas da internet ficam lá para sempre. É importante sabermos utilizar as novas tecnologias”, começou por dizer, referindo de seguida que a inteligência artificial será capaz, num futuro próximo, de criar “mecanismos de perfeição” que permitam às máquinas substituir plenamente o ser humano no cumprimento das suas tarefas.
“O objetivo da IA é a máquina/robot ser capaz de tomar decisões de acordo com o ambiente onde está, pois a máquina aprende sozinha”, reforçou. Disse ainda que a aprendizagem computacional – machine learning, no seu termo em inglês – será ainda aplicada a todos os sectores de actividade, seja na indústria, na administração pública ou na sociedade em geral.
Depois do coffee-break, a plateia ficou a conhecer dois exemplos de aplicação destes conceitos. Da empresa Litec/Optimizer, tomou a palavra Joaquim Gonçalves, e pela VPS (Virtual Power Solutions), Lurien Klein. Seguiu-se a realização de um debate com a participação do público, moderado por André Alvarim, da Sociedade Portuguesa de Inovação.
Este workshop, realizado dia 26 de Junho, foi realizado ao abrigo do Ribatejo InovFin, projeto financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que visa promover no Ribatejo, a inovação, a literacia e a qualificação financeira e o acesso a novos modelos de financiamento, através da dinamização de um conjunto de atividades e da criação de um conjunto de ferramentas abertas a toda a comunidade empresarial.

Nersant quer a tecnologia ao serviço das empresas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques