uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Por vezes esquecemo-nos das bibliotecas mas elas existem e esperam por nós

De vez em quando oiço pessoas a reclamar espaços de cultura nas suas terras, esquecendo-se que na terra há...uma biblioteca. As bibliotecas, nomeadamente as municipais, são espaços de cultura e lá não podemos encontrar apenas livros. Actualmente a maioria delas disponibiliza rede wi-fi, computadores com acesso à internet, CDs, DVDs e outros documentos.
A propósito do Dia Mundial das Bibliotecas que se assinalou a 1 de Julho pensei um pouco naqueles espaços e lembrei-me de várias coisas. Há bibliotecas que tentam responder às solicitações de utentes, adquirindo obras que não têm e enriquecendo o seu espólio. Há bibliotecas que disponibilizam online os seus catálogos, permitindo a qualquer um saber o material que têm disponível para cedência temporária ou para consulta no local.
Em certas bibliotecas é possível encontrar livros que já não estão à venda em livrarias e que só podemos comprar em alfarrabistas a preços geralmente altos. E o mesmo acontece com filmes, por exemplo, que já não estão disponíveis nos videoclubes, nomeadamente nos das operadoras de televisão por cabo.
Cada biblioteca municipal é melhor ou pior de acordo com a política municipal. Uma câmara municipal que dá valor à cultura vai mantendo ou aumentando o investimento. As outras cortam verbas, deixam de assinar jornais e revistas e de comprar livros para poderem aplicar os cêntimos poupados noutras coisas. Essas são aquelas cujos responsáveis políticos pensam que a cultura não faz falta, provando com a sua acção que...são uns burgessos.
Rui Ricardo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques