Por vezes esquecemo-nos das bibliotecas mas elas existem e esperam por nós
De vez em quando oiço pessoas a reclamar espaços de cultura nas suas terras, esquecendo-se que na terra há...uma biblioteca. As bibliotecas, nomeadamente as municipais, são espaços de cultura e lá não podemos encontrar apenas livros. Actualmente a maioria delas disponibiliza rede wi-fi, computadores com acesso à internet, CDs, DVDs e outros documentos.
A propósito do Dia Mundial das Bibliotecas que se assinalou a 1 de Julho pensei um pouco naqueles espaços e lembrei-me de várias coisas. Há bibliotecas que tentam responder às solicitações de utentes, adquirindo obras que não têm e enriquecendo o seu espólio. Há bibliotecas que disponibilizam online os seus catálogos, permitindo a qualquer um saber o material que têm disponível para cedência temporária ou para consulta no local.
Em certas bibliotecas é possível encontrar livros que já não estão à venda em livrarias e que só podemos comprar em alfarrabistas a preços geralmente altos. E o mesmo acontece com filmes, por exemplo, que já não estão disponíveis nos videoclubes, nomeadamente nos das operadoras de televisão por cabo.
Cada biblioteca municipal é melhor ou pior de acordo com a política municipal. Uma câmara municipal que dá valor à cultura vai mantendo ou aumentando o investimento. As outras cortam verbas, deixam de assinar jornais e revistas e de comprar livros para poderem aplicar os cêntimos poupados noutras coisas. Essas são aquelas cujos responsáveis políticos pensam que a cultura não faz falta, provando com a sua acção que...são uns burgessos.
Rui Ricardo
Mais Notícias
Destaques

A importância do ensino profissional no desenvolvimento económico regional

Lar dos Rapazes e Primeiro Passo procuram investidores sociais para projeto inovador

Finalistas da ESGTS vencem 1ª fase de competição internacional de estratégia e gestão

30 anos de ensino profissional na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

Escola Profissional de Torres Novas promove estágios internacionais
Escolas perdem vinte e cinco mil alunos mas o sucesso escolar aumenta
Bolseiros na pousada de Abrantes e nos edifícios da Segurança Social

Ensino secundário – uma resposta desejada um novo desafio para a Fundação CEBI
Escola de Hotelaria de Fátima finalista dos prémios Education Hospitality Awards

Centro Social do Sobralinho reforça ligação à comunidade com a Festa da Família
Atrair estrangeiros através de cursos superiores para travar perda de população
