Alverca defende a sua pista como alternativa ao aeroporto de Lisboa
Eleitos da assembleia de freguesia querem voos de carga, privados e de baixo-custo a aterrar na cidade.
A estratégia para o desenvolvimento do concelho de Vila Franca de Xira passa por fazer da pista da OGMA, uma alternativa ao Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), em voos de baixo-custo, privados e com especial atenção aos voos de carga. A visão foi defendida por alguns dos eleitos na última Assembleia de Freguesia de Alverca e Sobralinho, que votaram favoravelmente uma moção apresentada pela Coligação Mais.
O documento, aprovado por maioria com os votos favoráveis do PS, CDS e Coligação Mais e os votos contra da CDU e BE, vai ser entregue à Câmara de Vila Franca de Xira. A moção apela que o município “desenvolva todos os esforços para que o investimento na aeronáutica continue a ser feito de forma decisiva no concelho”.
A propósito dos 101 anos da OGMA, a moção louva a sua importância na indústria aeronáutica e na economia local. A empresa aeronáutica é uma das “mais antigas do mundo no ramo”, tendo “vários Governos, forças aéreas e companhias de aviação como clientes” e a maior empregadora do concelho de Vila Franca de Xira, com 1.800 postos de trabalho ocupados.
CDU e BE querem aviões longe de Alverca
O eleito da CDU António Sequeira, justificou os votos contra da sua bancada dizendo que “não há um estudo sobre os impactos que o aeroporto poderia trazer”, visto que estaria próximo a “uma zona habitacional”, trazendo “riscos para quem circula no avião e para quem ali habita”.
Também o Bloco de Esquerda deu voto negativo à moção, não para retirar o mérito à OGMA, mas por não concordar com a complementaridade da sua pista relativamente ao aeroporto Humberto Delgado. “Defendemos as salinas de Alverca, logo não podemos pôr mais aviões paredes-meias com este terreno”, argumentaram os eleitos, considerando que é “irresponsável a assembleia tomar essa decisão”.
Recorde-se que o presidente do município de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), tem vindo a defender a transferência da aviação executiva de Lisboa para Alverca, fundamentando que a pista reúne todas as condições para ser alternativa a um aeroporto saturado.