uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Revolução na lista de candidatos do PSD/Santarém deixa actuais deputados de fora
João Moura, Ramiro Matos e Isaura Morais são os três primeiros nomes da lista do PSD aprovada pela distrital do partido

Revolução na lista de candidatos do PSD/Santarém deixa actuais deputados de fora

João Moura é o número um da selecção de nomes aprovada pela distrital do partido, seguindo-se Ramiro Matos e Isaura Morais. Os actuais três deputados eleitos por Santarém estão fora da lista. A última palavra é da direcção nacional do partido.

A distrital de Santarém do PSD já aprovou os nomes da lista de candidatos a deputados às legislativas de 6 de Outubro, ordenados de forma decrescente e não por ordem alfabética, como definira a liderança nacional, com João Moura em primeiro lugar. Da selecção de nomes aprovada, e que ainda tem de ser aprovada pela liderança nacional do partido, ressalta uma grande revolução em relação à lista de candidatos às legislativas de 2015, com a exclusão dos actuais três deputados social-democratas eleitos por Santarém: Teresa Leal Coelho, Nuno Serra e Duarte Marques. Um reflexo das últimas eleições internas para a distrital, em que João Moura derrotou o anterior líder dessa estrutura, Nuno Serra.
A lista apresenta em segundo lugar o advogado de Santarém Ramiro Matos e em terceiro a actual presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, seguindo-se Rui Rufino (indicado pela concelhia da Chamusca), Jorge Simões (Torres Novas), Sónia Ferreira (Benavente), João Oliveira (JSD e da concelhia do Cartaxo), Célia Bonet (eleita como vereadora independente em Tomar) e Isilda Aguincha (TSD e da concelhia do Entroncamento).
O presidente da distrital social-democrata de Santarém, João Moura, disse à Lusa que a indicação do seu nome como cabeça de lista foi votada por uma “expressiva maioria” por corresponder à orientação saída da Assembleia Distrital do dia 15 de Junho, de que deveria ser uma pessoa com fortes ligações ao distrito e tida como uma mais valia para o resultado do PSD nas legislativas.
João Moura sublinhou que a escolha do cabeça-de-lista é uma competência de Rui Rio, presidente do partido, e declarou existir a expectativa do reconhecimento do seu “forte vínculo” ao distrito e de pertencer a uma concelhia (Ourém) de “maioria expressiva” social-democrata. “Respeitaremos a posição do presidente do partido, mas esta é a vontade do distrito, na convicção de que obterá o melhor resultado”, afirmou.

Lista não está fechada
João Moura afirmou que o facto de não ter sido seguida a indicação de apresentação dos nomes por ordem alfabética não é problemática, reconhecendo que a proposta saída da reunião de 26 de Junho será ainda discutida com o secretário-geral do partido antes da ordenação final.
“É uma lista muito equilibrada, com representação de todo o distrito. Sabemos que não é fechada, que ainda vai ser alvo de negociação, mas apresenta uma linha, uma espinha dorsal, e satisfaz a vontade da distrital, não deixando o ónus da decisão no âmbito da negociação sobre mim”, declarou, frisando que a lista apresentada pela Comissão Política Distrital teve uma “votação expressiva”.
Segundo João Moura, todos os elementos da lista – que inclui ainda os suplentes José Salvado (Vila Nova da Barquinha), Ana Cláudio (Torres Novas), Ricardo Oliveira (Benavente), Teresa Nogueira (Cartaxo) e Cláudia Ferreira (Vila Nova da Barquinha) – assumiram o compromisso de, caso sejam eleitos, exercerem a função de deputado em exclusividade.

Revolução na lista de candidatos do PSD/Santarém deixa actuais deputados de fora

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques