uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Roulotes de comes e bebes no centro de Vila Franca de Xira causam preocupação

Medida só vai durar durante o Colete Encarnado mas mesmo assim foi mal recebida por moradores, que temem o ruído e sujidade decorrente de falta de casas de banho.

Vários moradores e alguns comerciantes da Avenida 25 de Abril, artéria que une a estação de comboios de Vila Franca de Xira ao Palácio da Justiça, estão contra a decisão da câmara municipal de colocar naquela artéria, durante os três dias da festa do Colete Encarnado, várias rouloutes de venda de comida e bebidas.
Esses estabelecimentos não têm casas de banho e muitos terão de recorrer a geradores para ter electricidade. A medida vai obrigar também a cortar todos os lugares de estacionamento de um dos lados da avenida. Quem ali vive teme situações de insalubridade, decorrentes da falta de casas de banho nas proximidades e também barulho e insegurança.
Alguns comerciantes temem também a concorrência destas rouloutes de venda de bebidas e estão preocupados que os clientes apenas entrem nos seus estabelecimentos para usar as casas de banho. Na última sessão da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira três moradoras foram transmitir algumas preocupações ao presidente da junta de freguesia.
Os residentes lamentam não terem sido ouvidos ou consultados pelo município e temem que o seu descanso esteja comprometido com geradores a funcionar 24 horas por dia. “Vão ser quatro dias em que não sei como vão resolver este problema, todo o barulho e sujidade”, lamenta Amália Martins.
Outra moradora, Alexandra Ferreira, tem uma criança de três anos e diz não saber como a irá conseguir adormecer com todo o barulho expectável. O presidente da junta compreende as preocupações dos moradores e reconhece que a câmara municipal, entidade que organiza o Colete Encarnado, não teve outra hipótese para acomodar as roulotes devido ao facto de, nesta edição, o Colete ter um novo palco com espectáculos, situado precisamente na Praceta da Justiça.
O presidente da junta, João Santos (PS), diz que existirão “pontos de luz” na zona pelo que acredita que os geradores não constituirão um problema. A limpeza do espaço, assegurou, será mantida pela câmara e pela junta de freguesia. “Vamos tentar resolver mas com a afluência de tanta gente à festa teremos certamente alguns problemas. Este ano, com os copos reutilizáveis, creio que este problema será mitigado”, afirma.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques