O MIRANTE | 16-11-2018 15:00

“O tempo em que cumpri o serviço militar foi o mais interessante da minha vida”

“O tempo em que cumpri o serviço militar foi o mais interessante da minha vida”
31º ANIVERSÁRIO DE O MIRANTE
José Silveira Presidente da Direcção do Centro Social Paroquial de São João Baptista

José Silveira - Presidente da Direcção do Centro Social Paroquial de São João Baptista

A nossa terra nem sempre é a terra onde nascemos. No meu caso - apesar de ter o coração dividido, por ter nascido e vivido cerca de 26 anos na Região Autónoma dos Açores - a minha terra é São João da Ribeira, concelho de Rio Maior, onde resido há 34 anos. Estou ligado a esta terra pelo casamento.

Tive a oportunidade de viver e trabalhar na ilha de São Jorge, Angra do Heroísmo, Lamego, Lisboa, Santarém, Abrantes, Caldas da Rainha, Rio Maior, mas onde criei laços afectivos foi na freguesia de São João da Ribeira (a Sintra do Ribatejo como chegou a ser conhecida no século passado) pela simpatia das pessoas, tranquilidade do lugar, pela proximidade de Lisboa, das praias ou das salinas de Rio Maior e da capital do Gótico que é Santarém.

O Castro do Monte de São Gens, onde se pode fazer um bom piquenique nos dias quentes de Verão e que tem uma bela vista, a Torre Mourisca, de base circular e ameada ao alto, a Igreja Matriz, de nave única coberta de madeira, o Museu Rural e Etnográfico, pertença do Grupo de Danças e Cantares de São João da Ribeira são alguns dos lugares emblemáticos de S. João da Ribeira.

As pessoas mais relevantes durante a minha infância foram os meus pais, avós, tios e tias maternos e a professora primária que me transmitiram valores que ainda hoje permanecem como honestidade, sentido do dever, obediência, ponderação e lealdade.

Amigos de infância só conservo um, o meu primo José Brasil, que é o melhor amigo, porque as voltas da vida levaram-me a ter outros bons amigos, que conheci ao longo da minha vida profissional.

O tempo de serviço militar foi uma fase importante da minha vida e foi muito interessante enquanto ministrei formação a Tirocínios para Oficiais, a Cursos de Promoção a Sargento-Ajudante, a Cursos de Formação de Sargentos e a cerca de mil e duzentos Escriturários, na Escola Prática de Cavalaria e no Regimento de Infantaria de Angra do Heroísmo. Não há nada mais gratificante do que ensinar. Aproveito a oportunidade para saudar todos os camaradas e ex-militares com quem convivi.

Há duas coisas que me desagradam de sobremodo. A indústria de transformação de tomate que provoca queixas devido ao forte ruído provocado durante o período nocturno e as descargas poluentes de suiniculturas com a contaminação de linhas de água e os maus cheiros exalados.

Costumo dar atenção à fixação do IMI. As taxas a nível nacional variam, em média, entre 0,30% e 0,50% e no concelho de Rio Maior é de 0,38%, portanto é razoável.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo