O MIRANTE | 16-11-2018 19:00

“Em algumas áreas da freguesia deveriam ser vistos mais agentes da PSP a certas horas”

“Em algumas áreas da freguesia deveriam ser vistos mais agentes da PSP a certas horas”
31º ANIVERSÁRIO DE O MIRANTE
João Rodrigues dos Santos Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

João Rodrigues dos Santos - Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

A nossa terra é a terra onde nascemos ou pode ser uma outra terra a que nos ligam laços afectivos ou outros. Qual é para si a sua terra?

Nasci em Vila Franca de Xira. Faço parte integrante do grupo dos vilafranquenses. É habitual dizer-se que os vilafranquenses não são piores nem melhores...são diferentes e é o sentimento de pertença a esse “grupo” que me liga à minha terra. É no sentimento de integração e de identificação com os acontecimentos e vicissitudes de Vila Franca de Xira que se desenvolveu a minha identidade e isso fez de mim o que sou hoje.

Quais as pessoas mais importantes durante a sua infância?

As pessoas mais importantes da minha infância foram os meus pais, a família mais próxima e os meus amigos. Os valores que hoje considero mais importantes e que motivam as minhas acções e me fazem manifestar certas preferências em vez de outras, apreendi-os dos meus pais. E são também esses valores que transmito aos meus filhos. A gratidão; a solidariedade; a honestidade; a lealdade; a justiça; a igualdade; a cidadania; a liberdade.

Ainda conserva amigos de infância? São os seus melhores amigos ou as voltas da vida levaram-no a ter outros bons amigos?

Dificilmente se encontra um adulto que não tenha um amigo desde os tempos de criança. Esse facto, por si só, atesta a importância das relações de amizade na infância. Eu tenho contacto regular com alguns amigos de infância. As redes sociais oferecem um bom contributo para a manutenção destes relacionamentos. No entanto, também tenho amizades genuínas que se geraram mais tarde, em diversos contextos e circunstâncias da minha vida.

Qual foi a fase da vida que achou mais interessante viver até hoje?

Com a condição de pai surge, definitivamente, a fase mais interessante da minha vida, que perdura e perdurará. A sensação de amor incondicional e a responsabilidade de educar são, simultaneamente, esmagadores e empolgantes. E não devemos esquecer que os filhos também são importantes para o sucesso dos pais, nas mais variadas dimensões das suas vidas. E isso tem acontecido, de facto, comigo. Os meus filhos são a minha força motriz.

O que mais lhe agrada na sua terra?

Destaco o novo Hospital, a Fábrica das Palavras, projecto cuja qualidade é internacionalmente reconhecida e diversos serviços de natureza lúdica e cultural. Sublinho ainda as variadas remodelações e requalificações urbanas na cidade, enfatizando a remodelação de parte significativa das redes de abastecimento de água e de saneamento e o melhoramento da dimensão funcional das respectivas vias de comunicação. Destaco, ainda, a frente ribeirinha completamente requalificada, que constitui um importante recurso colocado à disposição dos vilafranquenses, podendo ser utilizada, por exemplo, para a prática de exercício físico.

Há alguma coisas que lhe desagradem?

Desagrada-me ver sem vilafranquenses, num sábado solarengo, o cais de Vila Franca de Xira, que é um espaço absolutamente ímpar do ponto de vista paisagístico. Desagrada-me ver o relativo despovoamento da cidade. É um tema que deve mobilizar a sociedade civil da freguesia e a Administração Pública Local para uma reflexão conjunta e construtiva.

Quanto ao relativo despovoamento da cidade, a câmara municipal está a desenvolver alguns programas com o objectivo de estimular a ocupação das habitações desocupadas, particularmente por parte da população mais jovem.

Relativamente à realidade dos espaços socioeconomicamente mais fragilizados da freguesia, a Rede de Acção Social de Vila Franca de Xira tem estado atenta aos fenómenos de pobreza e de exclusão social, e tem sido muito interventiva.

Uma baixa continuada dos impostos municipais pode prejudicar o investimento?

Considero que tem havido razoabilidade na fixação dos valores. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem mantido a taxa de IMI no valor mais baixo permitido por lei. Para além disso, de acordo com o que o Código do IMI prevê, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem efectuado, sistematicamente, reduções que permitem aliviar, em matéria fiscal, as famílias com mais encargos do ponto de vista relativo. Este quadro tem vindo a configurar, decerto, uma penalização para os orçamentos anuais da câmara municipal mas não tem deixado de ser uma opção. Isso deve ser reconhecido como um ponto muito positivo.

E a Derrama?

Relativamente à Derrama sobre os lucros das empresas, a câmara municipal tem conjugado a necessidade efectiva da sua aplicação, para efeitos de investimento público e redistribuição social, com isenções de natureza estratégica. Esta isenções, estratégicas, visam sobretudo escudar as empresas de menor dimensão, atrair investimento para o território municipal e estimular a criação de postos de trabalho.

A sua terra é segura?

De acordo com a minha percepção pessoal, creio que, em algumas áreas da freguesia deveriam ser vistos mais agentes da PSP, particularmente em alguns períodos do dia. A presença da Polícia de Segurança Pública desencadeia um importante efeito dissuasor de potenciais comportamentos criminosos. No entanto, os dados estatísticos indicam que em Vila Franca de Xira a criminalidade tem observado uma tendência de diminuição.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo