O MIRANTE | 16-11-2018 08:00

“Há problemas que só existem por falta de vontade política do poder central”

“Há problemas que só existem por falta de vontade política do poder central”
31º ANIVERSÁRIO DE O MIRANTE
Pedro Ribeiro Presidente da Câmara Municipal de Almeirim

Pedro Ribeiro - Presidente da Câmara Municipal de Almeirim

A minha terra é segura, assim como a região e o país são seguros. E não sou eu que o digo são os números. Basta falar com pessoas de fora para se perceber isso. Agora naturalmente que queremos sempre mais e melhor. Não tenho filhos com idade de sair à noite, mas se tivesse não ficava preocupado especificamente pela segurança.

Nasci em Almeirim e sempre aqui vivi. É aqui que tenho a família, os amigos, o trabalho. É aqui que gosto de viver. Aqui as tradições andam de braço dado com a modernidade. A nossa terra é sempre a melhor .

As pessoas mais importantes da minha infância foram os meus pais e o meu avô materno. Eu era neto único, a casa dos meus pais tinha um quintal comum e eu passei muitos tempo com ele. Era agricultor de uma agricultura de subsistência mas com uma enorme capacidade de analise da sociedade. Passou-me muitos valores que hoje são fundamentais na minha vida. Ensinou-me que nada se consegue sem trabalho e que a vida dá muitas voltas e por isso nunca devemos esquecer de onde viemos e o que já fomos. Ensinou-me também a nunca dar um passo maior que a perna e a ter um enorme amor à terra e à minha terra.

A fase da minha vida mais interessante foi o período dos 17 aos 25 anos. Pela autonomia. Pelas descobertas da vida. Pelos amores e desamores. Pela fase da utopia pura, de achar que o mundo se mudava de um dia para o outro. Aos 25 comecei a trabalhar e a ver a vida de uma forma diferente. Continuo a sonhar mas agora acordado. Depois, mais recentemente, o nascimento do meu filho mudou por completo a minha vida e muito da minha forma de pensar em relação a algumas coisas. É uma fase nova e boa.

Quando passeio em Almeirim gosto do ordenamento, gosto das casas e das ruas, gosto muito de ver gente na rua a passear ou simplesmente a fazer a sua vida, gosto de ver a vida que a terra tem. Gosto desta qualidade de vida que é imensa mas a que talvez alguns só passem a dar valor se um dia tiverem de viver noutro local.

Em relação aos Censos de 2011 penso que tivemos uma redução de cerca de 200 pessoas. Não somos um concelho problemático nessa área. Andamos na dita média nacional. O problema é que a média não é muito famosa. Temos de fazer todos mais para aumentar a natalidade.

Tenho muita dificuldade em explicar que há problemas que afectam Almeirim cuja resolução não depende de dinheiro mas de vontade política que não está na nossa esfera de actuação, mas por norma em Lisboa. Um poder central mais próximo seria meio caminho para resolver muito do que não está bem.

No nosso caso os valores dos impostos municipais são os mesmos há mais de uma década. Aliás sempre me lembro das mesmas percentagens. A questão da razoabilidade não está no que se cobra mas no destino que se dá a esses impostos. E, embora seja suspeito, penso que de uma forma geral temos dado bom uso a essas verbas.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo