O MIRANTE | 16-11-2018 09:00

“Tolerância, humildade, força e perseverança são valores que mais prezo”

“Tolerância, humildade, força e perseverança são valores que mais prezo”
31º ANIVERSÁRIO DE O MIRANTE
Ricardo Gonçalves Presidente da Câmara Municipal de Santarém

Ricardo Gonçalves - Presidente da Câmara Municipal de Santarém

Sou da Azoia da Baixo e tenho uma forte ligação à minha terra e às suas gentes. Foi lá que aprendi os valores que formaram a minha personalidade e que tento transmitir aos meus filhos. A nossa terra é parte de nós. Sentimo-la como nossa e sentimo-nos orgulhosos quando falamos dela. Muitas vezes acontece que a nossa terra é aquela onde nascemos mas também pode acontecer que seja a terra que escolhemos para viver, para ter os nossos filhos e para ajudar a construir. Sinto isso em relação a Santarém.

Azoia de Baixo, que é uma freguesia do concelho de Santarém, é uma terra simples, acolhedora, de gente humilde, onde as pessoas ainda se cumprimentam pelo nome quando se encontram na rua. Foi a terra que acolheu o escritor Alexandre Herculano, no séc. XIX quando ele, cansado da vida política e social de Lisboa, construiu em Vale de Lobos um refúgio para se dedicar à agricultura mas onde continuou o seu trabalho intelectualmente brilhante e maravilhosamente assertivo.

Mãe é mãe e a minha mãe é a minha principal referência. Mas o meu pai, o meu avô e os meus irmãos foram essenciais para o meu crescimento e a minha formação.

Lembro-me com muita saudade dos tempos em que era “a mascote” dos meus irmãos e amigos, tanto nos jogos de futebol, como na escola e nas festas, etc. Também me recordo de percorrer muitas feiras de gado com o meu avô Herculano e de todos os ensinamentos e valores que me passou e que ainda hoje sigo religiosamente. Estas pessoas maravilhosas e de fibra marcaram a minha vida e incutiram-me a vontade de ser sempre melhor.

Educação, tolerância, humildade, força, perseverança, resiliência e determinação foram os valores que aprendi com eles e marcou-me também muito ter sido criado na Azoia de Baixo. Incutiu-me o valor da comunidade; o sentimento de pertencer a algo maior do que a família de sangue. Foi esse sentimento telúrico que criou raízes muito profundas no meu coração, que me instigou a olhar para a nossa terra e para o mundo como locais que temos sempre de preservar.

Felizmente mantenho muitos dos meus amigos de infância e a vida trouxe-me muitos outros amigos. A amizade que me dispensam faz parte da pessoa que sou.

Tive muitas fases interessantes na minha vida mas a mais extraordinária é a que estou actualmente a viver, enquanto presidente da Câmara Municipal de Santarém porque desafia os meus limites, físicos e emocionais. É um cargo desempenhado 24 horas sobre 24 horas com muitas pressões, quer internas quer externas, que me coloca permanentemente fora da minha área de conforto. O cargo torna-me mais exigente comigo mesmo e com os outros mas também mais tolerante e cooperante. O facto de ter sido pai também deu outra dimensão e outro sentido à minha vida. A Beatriz e o Afonso são a luz que ilumina a minha vida e a da minha esposa Vânia.

Santarém é uma cidade muito rica em termos históricos e patrimoniais e que tem vindo a crescer em termos de qualidade de vida, nomeadamente no que respeita a acessibilidades, infra-estruturas e serviços. Perdeu população nos últimos anos, tal como aconteceu em todo o país mas temos movimentos pendulares positivos. Todos os dias entram no concelho mais cerca de três mil pessoas para trabalhar, do que aquelas que saem do concelho para o mesmo fim. Há que fixar essas pessoas no concelho. O facto de estarmos perto de Lisboa e de a cidade não ser vista como um dormitório, será no curto prazo factor diferenciador e essencial para esse fim. Santarém é um dos concelhos que mais se vai desenvolver economica e socialmente nos próximos anos.

Todos temos um papel a desempenhar na construção de sociedades mais justas, solidárias, equitativas e fraternas. Temos que compreender e interiorizar que o ser humano é maior que a soma de todas as ambições individuais e que no final, custe o que custar, deve reinar a paz.

Sempre afirmei que um dos objectivos deste mandato seria a redução de impostos. O grande esforço de consolidação que fizemos ao longo dos últimos anos permite que, em 2019, concretizemos esse objectivo, iniciando uma tendência de descida dos impostos municipais de forma sustentada, com a redução do IMI e da Derrama e com a criação do IMI Familiar. E assim iremos continuar até final do mandato. Vamos acabar de vez com um historial de impostos municipais altos.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo